13.4 C
Adamantina
domingo, 6 julho, 2025

360 estudantes da microrregião participam de programa de resistência às drogas da Polícia Militar

Nesta semana, teve início às formaturas do primeiro semestre do Proerd na microrregião de Adamantina

Para os jovens, ter experiências novas, como conhecer novos lugares, músicas e amigos, é algo normal. Mas, quando envolve drogas, o apenas “experimentar” pode trazer graves problemas.

Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) divulgados no ano passado mostram uma triste situação: a taxa de jovens que já usaram drogas ilícitas aumentou de 7,3%, em 2.012, para 9% em 2.015.

- Publicidade -

Para mudar este panorama, a Polícia Militar realiza um intenso trabalho de prevenção na faixa etária inicial da adolescência, período de risco para o envolvimento com as drogas. Alunos dos 5º anos, de escolas municipais e particulares, recebem orientação de um policial fardado que vai para dentro da sala de aula uma vez por semana ministrar aulas com os temas: bullying, cidadania, prevenção contra as drogas, dentre outros.

E, nesta semana, teve início às formaturas do primeiro semestre do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência) na microrregião de Adamantina. Segundo o Capitão PM Julio Romagnoli, comandante da 2ª Companhia do 25º Batalhão da Polícia Militar, aproximadamente 360 alunos receberam orientação em Flora Rica, Flórida Paulista, Irapuru e Pacaembu.

“O Proerd é um programa de fundamental importância nas escolas. De forma lúdica e esclarecedora, ele ensina às crianças todo o mal causado pelas drogas e como eles podem dizer não a esse mal. Há também o envolvimento da escola e da família desses alunos, mostrando que a educação é a solução para criminalidade”, explica o Capitão.

Trabalhando com a aproximação do jovem com a Polícia Militar para que entenda a importância da Corporação, além de mostrar a problemática das drogas, o Proerd visa tornar o aluno um multiplicador do aprendizado, já que o conhecimento é repassado para as famílias. “Somos escola, família e polícia juntos dizendo sim à vida e não à violência”, enfatiza.

Outro tema bastante abordado pelo programa, que é ministrado pela policial Ângela Maria Tude Rodrigues, é o bullying. O comandante da PM destaca que o problema é uma das principais consequências da inserção dos jovens no mundo das drogas. “Muitas vezes, por sofrer bullying e se sentir reprimida, essas crianças buscam formas de ‘extravasar’ toda essa angústia, como as drogas. Por isso, é orientado os jovens como um todo”, disse.

No segundo semestre será a vez dos alunos Adamantina e Mariápolis receberem capacitação do Proerd. Cerca de 500 estudantes devem participar do programa, que é finalizado com a entrega de certificado durante formatura e os jovens que melhor escreverem uma redação sobre o que foi ensinado e compreendido durante as palestras também recebem medalha da Polícia Militar.

Polícia Militar realiza formatura do Proerd em escola particular de Pacaembu
Polícia Militar realiza formatura do Proerd em escola particular de Pacaembu
Publicidade