Um adamantinense de 16 anos surpreendeu ao brilhar entre atletas profissionais nos 34° Jogos Abertos da Juventude. Eduardo Setsuo Miyamura foi campeão no lançamento de disco, no último dia 29, em Presidente Prudente, no maior evento multiesportivo do estado de São Paulo.
O resultado na prova não surpreende quem acompanha o desempenho de Eduardo. Em pouco mais de três anos disputando competições, o atleta da escola Cristã já coleciona dezenas de medalhas e aparece como uma das principais revelações do atletismo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Trajetória
A trajetória de Eduardo teve início em 2.014 ao disputar a competição ‘Jovens Saldáveis’, pelo colégio Madre Clélia. A modalidade era o arremesso de peso. “Meu primeiro treinador foi o professor Diego, que incentivou a me dedicar ao esporte. Depois, comecei a treinar com a colônia japonesa, representando o Acrea [Associação Cultural, Recreativa e Esportiva de Adamantina] nas competições. Meus treinadores foram Takishe Matsuda, Toshi Matsuda e Arlete”, diz.
Em poucos meses, Eduardo já começou a se destacar, conquistando o primeiro troféu de melhor atleta em sua modalidade no 10º Campeonato Mirim de Atletismo do Interior, realizado ainda em 2.014, em Pereira Barreto.
De lá para cá, as conquistas e competições se multiplicaram, participando de campeonatos em diversas cidades do estado, pelo país e até no México. São mais de 50 troféus, medalhas e recordes conquistados nos últimos três anos, quando ele começou a se dedicar ao esporte.
Sempre com incentivo dos pais Artur e Marta e do irmão Ricardo Miyamura, quem considera ser seus principais apoiadores, Eduardo passou a ser orientado pelos professores Domingos e posteriormente, José Pedro. Agora, ele é treinado por Carlos Alberto Gomes Barbosa, professor da UniFAI (Centro Universitário de Adamantina).
Inicialmente, Eduardo disputava competições pelo arremesso de peso. Mas, com o novo treinador, o jovem atleta descobriu aptidão ao lançamento de disco, modalidade que se dedica atualmente.
Talento
Atleta de talento. É assim que o professor Carlos Alberto define o adamantinense. “O Eduardo disputou os Jogos da Juventude com atletas de até 19 anos, que realizam trabalho físico e conquistam resultados devido à intensidade do treinamento físico. Jovens que vivem já do esporte. E, o Eduardo, possui talento, habilidade acima da média. Com o aperfeiçoamento da parte física, será, com certeza, um atleta de destaque ao se tornar adulto”, afirma o treinador.
E este é objetivo do treinamento realizado diariamente pelo atleta. “Queremos trabalhar o Eduardo para o futuro. Agora, o foco dele deve ser os estudos e, em paralelo, realizamos treinamentos técnico e físico para aperfeiçoar e aflorar os resultados, para ele ganhar ritmo de competição. Ainda não veio a toma todo seu potencial”.
O jovem pretende conquistar bolsa de estudos para treinar em um centro de treinamentos fora do país, que oferece estrutura adequada para o desenvolvimento de seu talento. “Apesar de toda evolução, o Brasil ainda não oferece estrutura adequada. Por isso, a necessidade dele ir para fora. Com foco e disciplina, que ele possui, será um grande atleta no futuro”, complementa Carlos Alberto.
Competições
Eduardo já participou de mais de 100 competições. A próxima será uma seletiva ainda neste mês para competir no Chile. E, em agosto, disputará os Jogos Escolares do estado de São Paulo.
Também a partir deste mês, o adamantinense fará parte do projeto ‘Cidadão Olímpico’, equipe encabeçada pelo atleta olímpico Cláudio Roberto Souza, medalha de prata nos revezamento 4x100m, nos Jogos Olímpicos de Sydney (Austrália).
“Estou muito feliz com a conquista. Agora, é treinar para cada dia mais melhorar meu resultado. Agradeço o incentivo de minha família e do meu treinador, que acreditam em meu potencial”, finaliza Eduardo.