Dúvida comum em uma obra, a principal diferença entre os revestimentos em porcelanato e cerâmica está na concepção da peça.
A cerâmica comum é produzida pela mistura de argila e outros minerais. Esses materiais passam pelo processo de prensagem e são queimados a até 1.150°. É mais poroso e, portando, tem um índice de absorção de água maior.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Já no caso do porcelanato, que é feito com uma mistura de porcelana com outros minerais, passa por uma queima a mais de 1.200°, se tornando um material uniforme e com grande resistência, além de ser menos poroso e, portando, tem um índice de absorção de água muito baixo, o que aumenta sua durabilidade. Devido a sua resistência, pode ser utilizado em shopping, aeroportos, locais com grande circulação.
Essa resistência maior não significa que o porcelanato é melhor que a cerâmica.
Quando falamos nos resultados estéticos, a qualidade técnica da peça não é a prioridade e, sim, a harmonização no ambiente usado. Existem lindas cerâmicas e empresas especializadas em produzir produtos que se encaixam corretamente na concepção do seu projeto.
A verdade é que um produto não chegou para substituir ao outro, mas, para somarem. Ambos podem ser utilizados em revestimentos de paredes, prédios, pisos e até calçadas.
Além disso, deve-se sempre ficar atentando as especificações quanto à resistência, impermeabilidade, entre outras características técnicas que necessite em seu projeto.