A primeira semana do novo reitor da UniFAI (Centro Universitário de Adamantina), Paulo Sérgio da Silva, ficou marcada pela definição da nova equipe acadêmica e administrativa, envio de projeto à Câmara Municipal para autorizar assinatura de convênio com a Santa Casa e participação em reunião do CEE (Conselho Estadual de Educação), em São Paulo.
Primeiro reitor da Instituição desde 1º de julho, quando o prefeito Márcio Cardim (DEM) empossou a nossa gestão, Paulo Sérgio comandará o Centro Universitário até 30 de junho de 2.021 juntamente com vice, professor doutor Fabio Alexandre Guimarães Botteon.
Plano de Gestão
No discurso de posse, o novo reitor apresentou as propostas para gestão da UniFAI. “O nosso Plano de Gestão tem a preocupação com o quadrilátero ensino, pesquisa, gestão e extensão. São os quatro pilares que atuaremos. Em cada dimensão deste quadrilátero poderemos avançar muito, sendo fundamental para consolidarmos o Centro Universitário e também para em um futuro transformá-lo em universidade”, afirma.
Entre as propostas apresentadas estão à assinatura do contrato com a Santa Casa de Adamantina para estágio dos alunos do curso de Medicina; implantação, consolidação e projeção do Centro Universitário de Adamantina, tornando-o em um centro de referência educacional, tecnológico e de saúde; a internacionalização da UniFAI; ampliação do apoio e elaboração de novas estratégias dos encontros das Aimes (Associação das Instituições Municipais de Ensino Superior de São Paulo); reativação do Jornal da FAI com a transformação na Revista Eletrônica UniFAI; modernização da Rádio Cultura frente à interatividade com a sociedade; reformas dos estacionamentos; criação do ‘bolsão de ônibus’; construção do Restaurante Universitário; implementação do bloco V no campus II; dinamizar as estratégias de captação e retenção de alunos, combater a evasão; e estudar a criação de um vestibular integrado com as Aimes. “Ademais, todas as atividades que emergenciarão ações de Gestão deverão ser reais”, destaca.
Paulo Sérgio enfatiza ainda que lutará “incessantemente” pelo reconhecimento do curso de Medicina em 2.018 e aprovação, em 2.020, junto ao CEE. “O cronograma não está atrasado, está em desenvolvimento. Minha primeira missão, e compromisso, é assinar convênio com a Santa Casa, que já está pronto. Claro que nossa gestão é voltada para todos os cursos, por isso temos a preocupação em envolver todos os alunos, principalmente na extensão. De forma diferente, agora temos cargos para gerir este trabalho, dinamizar a extensão e pesquisa”, explica.
Santa Casa
E, no primeiro dia oficial de trabalho, na segunda-feira (3), Paulo Sérgio participou de reunião para definição do convênio com a Santa Casa de Adamantina, necessário para estágio dos alunos de Medicina.
Também na segunda, foi lido na Câmara Municipal o Projeto de Lei nº 031, de autoria do Executivo, que busca a autorização para que a UniFAI possa celebrar convênio com o hospital local, no valor de até R$ 170 mil ao mês.
O Projeto de Lei, depois de lido em plenário, foi distribuído às comissões permanentes da Câmara para avaliação técnica, e somente depois de concluídos os estudos, será colocado na pauta de votação.
Autonomia
Garantindo autonomia administrativa, Paulo Sérgio destaca que trabalhará em parceria com as prefeituras de Adamantina e da região. “A prioridade nossa é autonomia. Mas, isso não significa dizer que não podemos trabalhar em harmonia com a Prefeitura de Adamantina, e de outras da região, e com Legislativo. Isso é importante para alavancar ainda mais o desenvolvimento. A harmonia é fundamental, e autonomia nós temos. Realizamos todas as nomeações de forma autônoma. Eu e meu vice, escolhemos os prós-reitores”, enfatiza.
Nova equipe
A nova gestão da UniFAI é composta pelos pró-reitores de Ensino, professor doutor Andrei Teixeira Borges, de Extensão, professora doutora Jaqueline Haddad Machado, e de Pesquisa, a professora doutora Márcia Zilioli Bellini.
A nova diretora de comunicação é Jesana Silva, Fabrício Lopes volta a comandar o setor administrativo, o diretor financeiro é o contador Ricardo Sampaio, jurídico continua nas mãos do professor doutor José Gustavo Lazzaretti, a coordenação pedagógica é com professora mestra Simone Leite Andrade e o coordenador de pesquisa, professor doutor José Aparecido dos Santos.
Vice
O vice-reitor, Fábio Botteon, destacou que pretende atuar em conjunto com a nova gestão. “A vice-reitoria trabalhará em constante comunhão com a reitoria. Tudo que for traçado frente às necessidades de todas as pró-reitorias, parte administrativa e pedagógica da Instituição, estarei contribuindo. Não tenho uma ou outra função, estou aqui para trabalhar junto com o professor Paulo e contribuir ao máximo para podermos atingir nosso plano”, afirma Botteon.