Os moradores de Adamantina que possuem cachorro ou gato em casa podem vaciná-los gratuitamente, de 10 a 31 de agosto, nos postos de vacinação, dentro da Campanha de Vacinação Antirrábica promovida pela Prefeitura. Além disso, será feito a coleta de sangue para diagnóstico da Leishmaniose.
O calendário da Vacinação Antirrábica é anualmente dividido em duas etapas. Entre os dias 10 e 19 de agosto, a campanha será realizado na área urbana, sendo cada dia em um bairro diferente. Já de 21 a 31 de agosto é a vez dos animais da zona rural serem vacinados.
A vacina antirrábica deve ser aplicada a partir dos três meses de idade. Vacinar faz parte da posse responsável de animais, que também inclui cuidados como fornecer alimentação adequada e água, passeios (sempre com coleira e guia) e cuidados com a saúde.
A raiva
A raiva é um vírus, uma zoonose, ou seja, uma doença que pode ser transmitida dos animais para o homem. A taxa de mortalidade da doença, que atinge apenas mamíferos, é de quase 100%. Os principais transmissores são os animais silvestres como morcegos, gambás e macacos, estes contaminam cachorros, gatos e humanos de forma acidental. O contágio ocorre por meio da troca de secreções, contato sanguíneo ou mordida do animal. Nos cachorros, essa doença é conhecida como raiva canina.
A adesão da população às Campanhas Anuais de Vacinação contra Raiva em Adamantina tem mantido o município livre de transmissão da raiva em humanos, além de cães e gatos. O objetivo desta campanha é garantir a manutenção de controle da raiva nas populações de cães e gatos e por consequência na população humana.
Confira os postos de vacinação