11.9 C
Adamantina
segunda-feira, 7 julho, 2025

Adamantina se mobiliza contra suicídio e busca Centro de Valorização à Vida

Em Adamantina, um Comitê Pró-CVV já trabalha para instalação da unidade, que atua no apoio emocional e prevenção ao suicídio

Um assunto geralmente mantido entre quatro paredes, o suicídio de jovens cresce de modo lento, mas constante no Brasil. Dados do Mapa da Violência 2.017, estudo publicado anualmente a partir de dados oficiais do Sistema de Informações de Mortalidade do Ministério da Saúde, aponta que, em 12 anos, a taxa de suicídios na população de 15 a 29 anos subiu de 5,1 por 100 mil habitantes em 2.002 para 5,6 em 2.014 – um aumento de quase 10%.

No Brasil, uma das instituições que trabalham contra o suicídio é o CVV (Centro de Valorização da Vida), entidade que atua gratuitamente na prevenção do suicídio há 55 anos e tem 72 pontos de apoio em todo o país.

- Publicidade -

Em Adamantina, um Comitê Pró-CVV já trabalha para instalação da unidade, que atua no apoio emocional e prevenção ao suicídio, além de ações abertas à comunidade que estimulam o autoconhecimento e melhor convivência em grupo e consigo mesmo em todo o país.

Formado por um grupo de voluntários, o comitê se estabeleceu em março, quando houve a primeira reunião oficial, porém, a fomentação do assunto é debatida há anos, com diferentes contatos ao CVV, em especial a Coordenação de Expansão. “A iniciativa recebeu maior apoio com o crescente número de casos de vítimas de suicídio em Adamantina e região nos últimos anos. Com isso, tornou-se crucial abraçar e trabalhar pela causa, conscientizando, e levando ajuda às vítimas”, se posiciona o Comitê Pró-CVV, por meio de nota.

Segundo os voluntários, o trabalho e a importância de uma unidade do CVV na cidade será o de dar apoio às vítimas. “Além do atendimento direto, o CVV também desenvolve ações e atividades à comunidade que estimula o entendimento da causa, auxiliando na quebra do tabu relacionado, ponto de partida para entender a situação e dar ajuda ao próximo que se encontra em dificuldade, principalmente em uma cidade pequena, como Adamantina, que necessita de maior atenção devido à proximidade das pessoas, e o quanto isso abala a comunidade”, enfatizam.

Para quem deseja contribuir com trabalho do Comitê Pró-CVV basta entrar em contato pelo e-mail [email protected].

 

Publicidade