13.8 C
Adamantina
domingo, 6 julho, 2025

Corte irregular de árvores pode gerar multa, alerta Prefeitura

As penalidades variam de doação de mudas até o pagamento de 240 UFMs (Unidades Fiscais do Município) por espécime arbóreo

A poda irregular de árvores tornou-se um problema para a vegetação urbana de Adamantina. Somente este ano, a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente realizou 48 notificações.

Na última semana, diversas irregularidades foram expostas nas redes sociais, onde a população mostrou sua indignação com os cortes, como o ex-vereador Luis Carlos Galvão, que procurou à Prefeitura de Adamantina para denunciar os casos. “Esta havendo, nos últimos meses, dezenas de podas irregulares, muitas delas sem nenhuma possibilidade de recuperação, dado ao verdadeiro ‘assassinato’ cometido por “dendroclastas”. Este fato, além de significar a não preservação do meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida da população, provavelmente implicará na perda de valiosos pontos para a conquista do Selo VerdeAzul”, alerta.

- Publicidade -

O secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Emerson Baptiston, afirmou ao IMPACTO que vem acompanhando todas as denúncias decorrentes de poda irregulares, sempre verificando se a mesma possui autorização e qual o podador responsável.

Segundo ele, a irregularidade encontrada com maior frequência é a poda radical, quando não é deixado nenhuma folha na árvore, restando apenas o tronco e, em alguns casos, galhos sem nenhum tipo de massa folhear. “Tal poda é muito prejudicial ao espécime arbóreo uma vez que danifica consideravelmente a árvore e pode deixá-la doente”, afirma o secretário.

Para evitar e coibir essa prática, a Prefeitura realizou na quarta-feira (19) reunião com todos os profissionais cadastrados, que realizam esse serviço na cidade, com intuito de orientar e proibir as podas em desacordo com a legislação.

“A vistoria de podas no município tem sido uma grande dificuldade para esta secretaria vez que o quadro de funcionários para tal função é muito reduzido. Até o presente momento, foram emitidas 48 notificações referentes à poda irregular. Por falta de tempo hábil não foi emitido nenhuma autuação, mas, assim que vencerem o tempo determinado nas notificações, entrará com emissão dos TAC (Termo de Ajuste de Conduta)”, enfatiza Baptiston. As penalidades variam de doação de mudas até o pagamento de 240 UFMs (Unidades Fiscais do Município) por espécime arbóreo.

Para realizar a poda basta se dirigir a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, localizada na rua Walter Meneghin, 100 – Conjunto Poliesportivo,  portando RG ou CPF e requerer a autorização. “É recomendável que o munícipe contrate os podadores cadastrados”, finaliza o secretário.

Na última semana, diversas irregularidades foram expostas nas redes sociais, onde a população mostrou sua indignação com os cortes (Foto: Reprodução/Facebook)
Na última semana, diversas irregularidades foram expostas nas redes sociais, onde a população mostrou sua indignação com os cortes (Foto: Reprodução/Facebook)

 

Publicidade