Melhor atleta brasileira no lançamento de disco, adamantinense Júlia Barbosa pede ajuda para disputar competição nacional

A atleta venceu o 19° Campeonato Paranaense Sub 16 no último sábado (2), em Maringá, e disputará Escolares da Juventude na próxima semana, em Curitiba

Adamantinense Júlia Barbosa conquista título e bate recorde paranaense no atletismo, em Maringá (PR) (Foto: Arquivo Pessoal)

Após conquistar seis títulos nas etapas do Campeonato da Federação Paulista de Atletismo, realizadas no primeiro semestre deste ano, o Campeonato Sul Matogrossense e os Jogos Escolares do Estado de São Paulo, a adamantinense Júlia Barbosa venceu o 19° Campeonato Paranaense Sub 16, que aconteceu no sábado (2), em Maringá (PR). Além disso, a jovem atleta bateu recorde da competição na categoria Sub 14 com 41,86m. A marca anterior era de 31,96m.

Líder no ranking brasileiro de lançamento de disco, Júlia Barbosa disputará diversas competições ainda neste segundo semestre. A primeira delas é nos Jogos Escolares da Juventude, que acontece em Curitiba (PR), na próxima semana. Em seguida, nos dias 23 e 24, a atleta adamantinense compete em São Bernardo do Campo, no Campeonato Paulista de Atletismo Sub 16.

E, do dia 28 de setembro a 1º de outubro, ela estará em Fortaleza (CE) para as disputas do Campeonato Brasileiro de Atletismo Sub 16.

Caso se confirme os excelentes resultados, que vem conquistando este ano, e vença os Jogos Escolares da Juventude, Julia será convocada em dezembro para o Campeonato SulAmericano, em Cochabamba, na Bolívia.

Dificuldades

Mesmo com os excelentes resultados, a jovem atleta passa por dificuldades para custear sua participação nas competições nacionais, como nos Jogos Escolares de Curitiba, entre os dias 11 e 20 de setembro. Para viabilizar a disputa, a família da atleta terá que pagar a viagem até São Paulo, onde ela pegará ônibus da Delegação Paulista até o Paraná. Porém, sem a presença do treinador, que também é seu pai, Carlos Barbosa.

Devido à distância de Adamantina a São Paulo ser praticamente a mesma da cidade até Curitiba, a família considera mais coerente levar a atleta diretamente para o município sede da competição, eliminando a distância de ônibus de São Paulo a Curitiba (530km). Os dirigentes paulistas concordaram com a nova proposta.

Amigos e patrocinadores

Mesmo com a alternativa, Julia precisa da colaboração de amigos e patrocinadores para viabilizar a participação na competição, como vem ocorrendo ao longo do ano, quando empresários, colegas e a prefeitura se solidarizaram com o desempenho atlético da adamantinense e investiram esforços para que fosse possível participar dos eventos importantes e, assim, continuar como a melhor atleta Sub 16 (atletas de 15 anos) do país em 2.017, mesmo ainda sendo da categoria Sub 14 (atletas até 13 anos).

“É notório o orgulho da população adamantinense, amigos e empresários diante das conquistas da Júlia, contudo, existe um grande empecilho, que não está dentro da pista de atletismo. O investimento vem se tornando inviável para a família”, lamenta o pai e treinador, que também é professor de Educação Física da UniFAI (Centro Universitário de Adamantina).

Ele explica que “simplesmente as contas não batem”. “Seria muito bom contar com o apoio da Instituição, que tenho profundo respeito e admiração, em que sou professor há 15 anos, e ajuda financeira permanente da Prefeitura de Adamantina, neste momento tão crucial, em que as principais competições oficiais do país e internacionais estão prestes a acontecer. Creio verdadeiramente, que o retorno de visibilidade que a Júlia vem dando a nossa querida Adamantina é inquestionável, por onde viajamos as pessoas envolvidas com o atletismo brasileiro e América Latina já sabem quem é ela e de onde vem, e sem dúvida, a reconhecem como o maior talento do Lançamento do Disco de todos os tempos”, finaliza Carlos Barbosa.

Faça parte da rede de amigos

Os amigos e empresários que desejarem participar deste movimento de solidariedade e paixão pelo esporte, pode entrar em contato pelos telefones: (18) 3521-7712 (residencial) – WhatsApp (14) 9.9148-2033 (pai) e (14) 9.9152-4976 (mãe). E, para saber mais sobre a atleta Júlia Barbosa é só seguir no Facebook: Júlia Barbosa – Discus Throw.

FONTEDA ASSESSORIA
Conteúdo anteriorUniFAI inaugura Ambulatório de Ensino de Especialidades Médicas
Próximo conteúdoTaxa de mortalidade infantil em Adamantina sobe de 5,6 para 18,6 óbitos por mil nascidos vivos entre 2012 e 2016