Outubro é o mês de mobilização pela detecção precoce do câncer de mama. Para ficar mais alinhado à ideia, o mês ganha até uma cor – o rosa.
O câncer de mama, de acordo com o Inca (Instituto Nacional do Câncer), é o segundo mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres, respondendo por mais de 20% dos casos novos a cada ano. No Brasil, o câncer de mama também é o de maior incidência entre as mulheres. Se for detectado precocemente, aumenta-se a chance de cura e a sobrevida da paciente.
Em Adamantina, a Rede de Combate ao Câncer tem organizado uma programação especial para o mês todo, com ações que visam à conscientização do público feminino sobre a importância da prevenção.
Programação
A mobilização tem início nesta segunda-feira (2), quando será aberta exposição de fotos de mulheres mastectomizadas no Paço Municipal. As imagens ficam expostas até a próxima sexta-feira (6).
Outra atração do ‘Outubro Rosa’ acontecerá às segundas-feiras – 2, 9 e 23 de outubro. A Rede de Combate ao Câncer, em parceria com profissionais da beleza voluntários, oferecerá cortes de cabelos para confecção de perucas.
No dia 19, será realizada aulão de zumba, das 18h30 às 20h, na academia Rosânia Gonçalves.
Já entre os dias 23 e 27, a campanha promove a ‘Semana da Saúde e da Beleza’. Serão oferecidos exames papanicolau e de prevenção ao câncer de mama (toque de mama), massagem e maquiagem. As interessadas em participar devem procurar a Rede de Combate ao Câncer para pré-agendamento (3521-1815).
E, no dia 26, Miriam Pereira palestrará ‘Eu venci o câncer’ no anfiteatro da Biblioteca Municipal, às 19h30.
Novembro Azul
Além do ‘Outubro Rosa’, a Rede de Combate ao Câncer promove o ‘Novembro Azul’ – mês destinado para conscientização dos homens sobre o perigo do câncer de próstata.
No dia 11 de novembro acontece ‘Jantar Azul e Rosa’, noite de massas que será realizada no Lions Clube com animação da Banda Xama-mé. E, no dia 25, às 8h, e no dia 27, às 16h, haverá mutirão de exames de próstata, PSA, toque e outros em parceria com a UniFAI (Centro Universitário de Adamantina).
Serviço
Mais informações sobre as ações podem ser obtidas pelo telefone 3521-1815, ou na rua Mario Olivero, 259.