
O que era ser um cartão postal da cidade, virou um verdadeiro canteiro de obras.
A cada dia a situação do Parque dos Pioneiros, em Adamantina, se agrava. Vários deslocamentos de terra já foram registrados em toda a extensão do parque e somente nesta semana, dois novos buracos surgiram.
O primeiro foi registrado na noite de terça-feira, 30, na área onde está instalada o playground e o segundo, foi registrado no dia seguinte, quarta-feira, 31, na calçada em torno do parque, localizada na rua Prefeito Antônio Cescon.
Esses dois novos buracos mobilizaram as equipes da Secretaria Municipal de Obras que estão realizando ao decorrer desta semana os trabalhos provisórios até que a Prefeitura consiga, definitivamente, a liberação de R$ 2 milhões através de financiamento junto ao Desenvolve SP (Agência de Fomento do Estado de São Paulo), para substituição dos tubos metálicos por aduelas de concreto de 3m x 2m.
Em contato com a reportagem do DIÁRIO, o Secretário Municipal de Obras, Wellington Zerbini explicou que na noite de quarta-feira, 31, um comerciante percebeu o surgimento da cratera, na calçada, e imediatamente acionou o Secretário que providenciou a sinalização do trecho.
No dia seguinte, quinta-feira, 1° de fevereiro, com a utilização de uma retroescavadeira, o entorno do buraco foi escavado, permitindo identificar uma galeria metálica com tubos de aproximadamente 1,2 m de diâmetro.
“Até então, essa galeria não estava descrita nos desenhos e croquis do Parque. Assim, a tubulação está sendo considerada como uma estrutura desconhecida, sem registros técnicos da mesma na documentação do Parque”, explicou o Secretário.
Zerbini informou ainda, que o trabalho de escavação permitiu chegar a uma caixa de inspeção, o que vai permitir avaliar, de maneira mais segura, a dimensão do novo problema e as providências que poderão ser tomadas no local.
“Iremos concentrar os trabalhos neste local para que o problema seja resolvido até o fim de semana e desde já, solicito que os frenquentadores do Parque respeitem os locais interditados e fiquem atentos para que acidentes sejam evitados”, completou o Secretário.