Torrontés, a uva aromática da Argentina

O Santo Vinho, coluna de Silvio Graboski

A Torrontés está para o vinho branco na Argentina, assim como a Malbec está para o vinho tinto.

É bem verdade que a Torrontés ainda não conquistou o mundo, como já aconteceu com aMalbec, mas pouco a pouco vem demonstrando sua força.

A Torrontés é uma uva cultivada quase que exclusivamente na Argentina, produz vinhos brancos suculentos e aromáticos.

Os vinhos produzidos na região de Salta costumam ter mais qualidade, tem estilo mais seco e cítrico, com aromas predominantes de toranja, limão siciliano, noz-moscada e solução salina.

De Mendonza e São José saem vinhos mais doces, com paladar macio e aromas predominantes de pêssego, lichia e floral.

O Torrontés é extremamente perfumado, fresco e leve, embora apresente teor alcóolico elevado para vinhos brancos, geralmente acima de 12º.

Pelas suas características é um vinho indicado para o verão, para ser tomado à beira da piscina ou acompanhando comidas leves, como saladas e peixes ou com comidas da culinária asiática.

No último domingo eu e minha esposa decidimos comer uma pizza logo no início da noite e como estava muito caloroptamos por uma pizza leve: metade rúcula com tomate seco e metade de atum.

Para harmonizar com a pizza escolhi um Torrontés, da região de Mendonça, produzido pela Vinícola Sotanno, 2015, um vinho barato que eu havia comprado em supermercado (média de R$ 50,00). Apesar disso o vinho surpreendeu propiciandouma harmonização perfeita.

De cor amarelo dourado, com intensidade clara, revelou agradáveis aromas de lichia, pêssego, limão e o perfume de flores brancas. No paladar mostrou-se muito refrescante, leve, porém persistente e com final longo.

Quando for comprar um Torrontésescolha o de safra mais recente, pois o vinho mostra-semais saboroso e vibrante em sua juventude. Tome bem gelado, em torno de 5º, a temperatura baixa realçará os aromas e os sabores.

Não fique só na Chardonnayou na Sauvignon Blanc. Se você ainda não experimentou um Torrontés aproveite e faça essa nova experiência curtindo um vinho leve, aromático, saboroso e admirável.

Conteúdo anteriorDica de leitura: livro ‘O Feitiço da Lua’
Próximo conteúdoVereador denuncia erro na cobrança do IPTU por imagens de drone