Adamantina sedia treinamento do Programa de Intercâmbio de Jovens do Rotary

O evento reuniu mais de 100 candidatos, assim como os atuais Intercambistas, Oficiais do YEP, Conselheiros e demais Rotarianos que orientaram os presentes sobre a dinâmica e regras do programa, tanto para os de curta duração, quanto para os de longa duração

Jovens estrangeiros que estão realizando seu intercâmbio no Brasil contaram um pouco da experiência vivida aos jovens candidatos (Foto: Divulgação | Rotary)

O município de Adamantina sediou no sábado, 24, no campus II da UniFAI (Centro Universitário de Adamantina), o primeiro treinamento para famílias e candidatos da edição 2019-20 do Programa de Intercâmbio de Jovens do Rotary.

O evento reuniu mais de 100 candidatos, assim como os atuais Intercambistas, Oficiais do YEP, Conselheiros e demais Rotarianos que orientaram os presentes sobre a dinâmica e regras do programa, tanto para os de curta duração, quanto para os de longa duração.

As inscrições para o Programa de Intercâmbio 2019-20 encerrou no dia 15 de março. Após essa fase, houve esse primeiro encontro antes da prova que vai selecionar os candidatos, prevista para acontecer no dia 7 de abril, em Assis, com divulgação dos resultados no dia 9, através do site: www.yep4510.org.br. Em seguida, no dia 14, com local a ser confirmado, acontece a segunda reunião de orientação e escolha de vagas (entrega dos applications para os que escolheram vagas para o curta duração). Já entre os dias 15 e 18 de maio, acontece o Treinamento do Programa de curta duração: Anfitrionamento, também com local ser confirmado e em agosto, ocorre o treinamento e entrega dos applications para aqueles que escolheram longa duração.

Através do Programa de Intercâmbio, o Rotary oferece aos jovens a oportunidade de aprender um novo modo de vida, uma nova língua, e descobrir muito sobre si mesmo, passando um período morando com famílias anfitriãs e frequentando escola em um país estrangeiro.

Há mais de 75 anos, o Rotary ajuda estudantes e famílias a expandir seus horizontes através do Intercâmbio de Jovens. Todos os anos, 80 países e cerca de 8.000 estudantes participam do programa, que é administrado pelos distritos e clubes rotários. O Distrito 4510 possui experiência de mais de 35 anos na realização de intercâmbios de sucesso.

Os Rotary Clubs são constituídos por voluntários que prestam serviços comunitários, seguem altos valores éticos e trabalham pela paz e compreensão mundiais. Para apoiar o programa de intercâmbios, o Rotary conta com cerca de 1,2 milhão de rotarianos em mais de 32.000 clubes em todo o globo.

O Rotary mantém um forte vínculo com a juventude. Além do Intercâmbio de Jovens, a organização patrocina programas como Interact , Rotaract  e RYLA,  assim como programas de desenvolvimento e orientação profissional.

Acima de tudo, o Rotary International está comprometido com o desenvolvimento e cultivo de um ambiente o mais seguro possível para todos os participantes de atividades rotárias, inclusive o Intercâmbio de Jovens.

No Distrito 4510, que compõem 69 clubes, a sede do Escritório do YEP está sediado em Adamantina, sob coordenação de Paul Bruning, Coordenador do Intercâmbio Internacional de Jovens YEP.

Treinamento da edição 2019-20 do Programa de Intercâmbio de Jovens do Rotary reuniu familiares e candidatos em Adamantina (Foto: Divulgação | Rotary)
FONTEASSESSORIA DE IMPRENSA | ROTARY CLUB
Conteúdo anteriorConcurso da Prefeitura de Adamantina ocorrerá nos próximos dias 8 e 15
Próximo conteúdoTraficantes são presos com 61 tijolos de maconha na rodovia Plácido Rocha