Mutirão da Campanha do Agasalho será realizado neste sábado

Neste sábado (19), atiradores do Tiro de Guerra, servidores da Sabesp e voluntários do Fundo Social estarão percorrendo todos os bairros de Adamantina em mutirão de arrecadação

Campanha, que segue até 26 de maio, é desenvolvida pela Prefeitura, Tiro de Guerra e Sabesp (Foto: Arquivo | Prefeitura de Adamantina)

A proximidade do inverno e a queda nas temperaturas já são sentidas pelos adamantinenses. Muitos comemoram os dias com as temperaturas mais amenas, época de cachecóis e canecas com chocolate quente. Mas a chegada dos meses mais gelados do ano aumenta também a preocupação com o frio e os efeitos dele sobre a população mais vulnerável.

As Campanhas do Agasalho são tradicionais estratégias para ajudar a aquecer crianças, idosos, famílias mais carentes e moradores de rua. Em Adamantina, pelo menos duas iniciativas estão em andamento, prontas para receber doações de roupas, calçados, cobertores e outras peças que possam ajudar os mais necessitados a passarem pela temporada de frio com proteção.

Há dois anos, a cidade registrou a morte de uma pessoa por hipotermia, o que demonstra uma triste realidade: muitos ainda passam frio em Adamantina. Segundo cadastro do Fundo Social de Solidariedade, existem pelo menos 1 mil famílias em situação de vulnerabilidade social, que necessitam da doação de toda a comunidade, por isso a necessidade da população participar da Campanha do Agasalho.

A presidente do órgão, Teresinha Fred, destaca que muitos colaboram com as arrecadações. Porém, para outros, é uma oportunidade de “fazer faxina no guarda-roupa”. “No ano passado arrecadamos aproximadamente 32 mil peças. Boa parte não tinha condição de uso ou não era apropriada para a finalidade da campanha, utilizando a arrecadação da Prefeitura como forma de dar fim aquele item que não utiliza mais, que só ocupa espaço no guarda-roupa. Mas, a finalidade da campanha é ao contrário, arrecadar agasalhos, cobertores, calçados fechados e outras peças que possam ser utilizadas, que aqueçam realmente o inverno daqueles que mais necessitam”, pontua.

Mutirão acontece sábado

Uma das campanhas do agasalho que mobiliza a população é realizada pelo Fundo Social do município até o próximo dia 26. Durante 60 dias, o órgão social realiza a coleta de agasalhos, cobertores e afins para doar a população que mais necessita.

E, neste sábado (19), atiradores do Tiro de Guerra, servidores da Sabesp e voluntários do Fundo Social estarão percorrendo todos os bairros de Adamantina em mutirão de arrecadação. “Um carro de som já está percorrendo todas as ruas da cidade, orientando a população a separar aquelas peças que realmente podem ser utilizadas e fazer a diferença na vida do próximo. No sábado, diversas equipes, divididas por setores, passarão nas casas recolhendo aquilo que é doado de coração”, diz Teresinha.

A coleta ocorrerá das 8h às 16h. Porém, as doações podem continuar sendo feitas durante a semana na sede do Fundo Social de Solidariedade, Tiro de Guerra e Sabesp. “Na próxima semana iremos fazer a separação e doação das peças, já que as baixas temperaturas começam a ser sentidas em nossa cidade”.

Estudantes se mobilizam

Outra campanha do agasalho que acontece na cidade é promovida pelos estudantes de Medicina da UniFAI (Centro Universitário de Adamantina), que também envolve outros alunos da autarquia municipal.

“O principal objetivo da Campanha do Agasalho é proporcionar um inverno mais confortável à população que não tem condições econômicas para enfrentá-lo sem passar por necessidades, além de unir os alunos e a população como um todo em prol de uma ação beneficente”, destacou Vitor Eduardo Cortina, membro da diretoria de comunicação da Associação Atlética Acadêmica Medicina III de Agosto.

Podem ser doados cobertores, camisetas, calças, blusas, moletons, entre outros itens, em três campus da UniFAI (I, II e III). Em seguida, as doações serão destinadas à Prefeitura de Adamantina para que sejam distribuídas às pessoas que necessitam deste apoio no inverno. “Gostaríamos de salientar que a Campanha não se restringe aos alunos de graduação de Medicina, mas busca envolver toda população de Adamantina e região que queira colaborar com a iniciativa, procurando arrecadar o máximo possível de doações para que mais pessoas possam ser auxiliadas”, finaliza o estudante.

Pontos de arrecadação
Fundo Social de Solidariedade
Tiro de Guerra
Sabesp (avenida Deputado Cunha Bueno, 600)
UniFAI – Campus I
UniFAI – Campus II (na cantina do bloco I)
UniFAI – Campus III (na academia)

FONTEJOÃO VINÍCIUS | GRUPO IMPACTO
Conteúdo anteriorApós denúncia à PM, revólver e munições são retirados de circulação e homem é detido em Adamantina
Próximo conteúdoEstado garante continuidade da programação do Circuito Cultural Paulista em Adamantina