PAI Nosso Lar lança nova edição do ‘Setembro Amarelo’ em prevenção ao suicídio

Lançamento da campanha de prevenção foi antecipado para haver tempo hábil para organização das atividades por parte de escolas, entidades e comunidade.

Autoridades municipais e membros de entidades e instituições participam do lançamento da campanha ‘Setembro Amarelo’ (Foto: João Vinícius | Grupo IMPACTO)

Com índices alarmantes de suicídio na região, o PAI (Polo de Atividades Integradas) Nosso Lar realiza nova edição da campanha ‘Setembro Amarelo’. O lançamento, realizado nesta quarta-feira (6), na sede da instituição de saúde, foi antecipado para haver tempo hábil para a organização das ações e adesão às atividades de conscientização por parte de escolas, entidades e a comunidade de Adamantina e cidades vizinhas, como Pacaembu e Osvaldo Cruz.

A campanha ‘Setembro Amarelo’ tem como objetivo alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção. Ocorre no mês de setembro, desde 2014, por meio de identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela e ampla divulgação de informações. Em Adamantina, a campanha começou a ser trabalhada no ano passado.

“O ‘Setembro Amarelo’ é uma época muito importante para relembramos os valores e valorizar a nossa vida em uma região que o índice de suicídio é grande. Por isso temos que levantar a bandeira da vida, trazer a razão de viver para estas pessoas”, destacou a juíza Ruth Duarte Menegatti, uma das parceiras da Campanha.

Este ano, o tema da ação de prevenção será ‘Esperança’, que será trabalhado em diversas atividades realizadas em parceria com a UniFAI (Centro Universitário de Adamantina), Santa Casa, Prefeitura, Apae (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais), Poder Judiciário, Ministério Público e pastorais de Adamantina.

“O ‘Setembro Amarelo’ é para que possamos aprender a valorizar a vida”, enfatizou a psicóloga Denise Alves Freire.

Programação

Durante o lançamento das atividades, que contou com a presença de membros das secretarias municipais de Educação e Assistência e Desenvolvimento Social, do PAI Nosso Lar e do Poder Judiciário, da vice-prefeita Ana Maria Micheloni, Frei Mateus – administrador da Santa Casa –, professores e gestores da UniFAI, além de convidados, foi destacado que outras ações podem ser desenvolvidas pela comunidade e incluídas na programação, que está aberta e conta com a adesão de toda a população.

A primeira ação da campanha será no dia 1º de setembro, quando haverá a Caminhada da Esperança, saindo do PAI Nosso Lar em destino a Praça Élio Micheloni. No dia 3, haverá a palestra ‘Por que devemos falar sobre o suicídio nos dias atuais’, no Anfiteatro da Biblioteca Municipal, com a médica psiquiatra Michelle Medeiros Lima Salione – nova diretora técnica do PAI Nosso Lar. A atividade é voltada para os jovens.

Entre os dias 4 e 6 de setembro, ocorrerá a exposição dos desenhos e frases do 2º Concurso de Desenho e Frase Infantil elaborado por alunos do 1º ao 5º ano das escolas públicas e particulares de Adamantina. Neste período os trabalhos estarão expostos na Biblioteca Municipal para votação do público.

No dia 10, haverá a Gincana da Esperança, no PAI Nosso Lar. No dia 12, terá uma novidade na programação do ‘Setembro Amarelo’ – a Feira de Talentos, no Campus II da UniFAI.

De 11 a 14, acontecerá a apresentação dos trabalhos do 1º Concurso de Criação de História Infanto-Juvenil, dos alunos do 6º ao 9º ano das escolas de Adamantina, no ‘Sarau da Esperança’ para votação da comissão julgadora e apreciação do público.

Em 17 de setembro, a médica psiquiatra Michelle Medeiros Lima Salione promove nova palestra, desta vez voltada aos pais e professores com tema ‘Suicídio na infância e adolescência’.

Os alunos do ensino médio das escolas de Adamantina e região também participaram das atividades. No dia 19, ocorre a apresentação dos projetos de pesquisa na 1ª Feira da Esperança, para votação da comissão julgadora e apreciação do público.

Entre os dias 25 e 27 haverá as premiações dos concursos promovidos pela campanha ‘Setembro Amarelo’. E, no dia 29, o Chá da Esperança.

Outras novidades da programação são o 1º Festival de Música de Adamantina no dia 30 e a Oficina da Esperança, com data a ser definida.

Juíza Ruth Duarte Menegatti realiza lançamento da campanha ‘Setembro Amarelo’(Foto: João Vinícius | Grupo IMPACTO)

 

FONTEJOÃO VINÍCIUS | GRUPO IMPACTO
Conteúdo anteriorRodeio, Dia dos Namorados e Copa do Mundo ampliam expectativas do comércio de Adamantina
Próximo conteúdoAlteração: comércio de Adamantina funcionará das 9h às 20h na segunda-feira