
Com índices alarmantes de suicídio na região, o PAI (Polo de Atividades Integradas) Nosso Lar realiza nova edição da campanha ‘Setembro Amarelo’. O lançamento, realizado nesta quarta-feira (6), na sede da instituição de saúde, foi antecipado para haver tempo hábil para a organização das ações e adesão às atividades de conscientização por parte de escolas, entidades e a comunidade de Adamantina e cidades vizinhas, como Pacaembu e Osvaldo Cruz.
A campanha ‘Setembro Amarelo’ tem como objetivo alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção. Ocorre no mês de setembro, desde 2014, por meio de identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela e ampla divulgação de informações. Em Adamantina, a campanha começou a ser trabalhada no ano passado.
“O ‘Setembro Amarelo’ é uma época muito importante para relembramos os valores e valorizar a nossa vida em uma região que o índice de suicídio é grande. Por isso temos que levantar a bandeira da vida, trazer a razão de viver para estas pessoas”, destacou a juíza Ruth Duarte Menegatti, uma das parceiras da Campanha.
Este ano, o tema da ação de prevenção será ‘Esperança’, que será trabalhado em diversas atividades realizadas em parceria com a UniFAI (Centro Universitário de Adamantina), Santa Casa, Prefeitura, Apae (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais), Poder Judiciário, Ministério Público e pastorais de Adamantina.
“O ‘Setembro Amarelo’ é para que possamos aprender a valorizar a vida”, enfatizou a psicóloga Denise Alves Freire.
Programação
Durante o lançamento das atividades, que contou com a presença de membros das secretarias municipais de Educação e Assistência e Desenvolvimento Social, do PAI Nosso Lar e do Poder Judiciário, da vice-prefeita Ana Maria Micheloni, Frei Mateus – administrador da Santa Casa –, professores e gestores da UniFAI, além de convidados, foi destacado que outras ações podem ser desenvolvidas pela comunidade e incluídas na programação, que está aberta e conta com a adesão de toda a população.
A primeira ação da campanha será no dia 1º de setembro, quando haverá a Caminhada da Esperança, saindo do PAI Nosso Lar em destino a Praça Élio Micheloni. No dia 3, haverá a palestra ‘Por que devemos falar sobre o suicídio nos dias atuais’, no Anfiteatro da Biblioteca Municipal, com a médica psiquiatra Michelle Medeiros Lima Salione – nova diretora técnica do PAI Nosso Lar. A atividade é voltada para os jovens.
Entre os dias 4 e 6 de setembro, ocorrerá a exposição dos desenhos e frases do 2º Concurso de Desenho e Frase Infantil elaborado por alunos do 1º ao 5º ano das escolas públicas e particulares de Adamantina. Neste período os trabalhos estarão expostos na Biblioteca Municipal para votação do público.
No dia 10, haverá a Gincana da Esperança, no PAI Nosso Lar. No dia 12, terá uma novidade na programação do ‘Setembro Amarelo’ – a Feira de Talentos, no Campus II da UniFAI.
De 11 a 14, acontecerá a apresentação dos trabalhos do 1º Concurso de Criação de História Infanto-Juvenil, dos alunos do 6º ao 9º ano das escolas de Adamantina, no ‘Sarau da Esperança’ para votação da comissão julgadora e apreciação do público.
Em 17 de setembro, a médica psiquiatra Michelle Medeiros Lima Salione promove nova palestra, desta vez voltada aos pais e professores com tema ‘Suicídio na infância e adolescência’.
Os alunos do ensino médio das escolas de Adamantina e região também participaram das atividades. No dia 19, ocorre a apresentação dos projetos de pesquisa na 1ª Feira da Esperança, para votação da comissão julgadora e apreciação do público.
Entre os dias 25 e 27 haverá as premiações dos concursos promovidos pela campanha ‘Setembro Amarelo’. E, no dia 29, o Chá da Esperança.
Outras novidades da programação são o 1º Festival de Música de Adamantina no dia 30 e a Oficina da Esperança, com data a ser definida.
