Secretário de Saúde explica descredenciamento de equipes da saúde da família

De acordo com o decreto do Ministério, as ESFs não cumpriram o prazo determinado pela Política Nacional de Atenção Básica, causando o descredenciamento. Adamantina tem 11 unidades em funcionamento

No último dia 29 de junho Prefeitura de Adamantina inaugurou Posto de Saúde no bairro Mário Covas que abriga duas Equipes de Saúde da Família (Foto: Siga Mais)

O Ministério da Saúde descredenciou três ESFs (Equipes de Saúde da Família) em Adamantina. Porém, segundo o secretário de Saúde, Gustavo Rufino, a medida não impactará no atendimento a população, já que as unidades não haviam sido implantadas.

“Após análises, decidimos por não implantar as outras três ESFs em razão do impacto financeiro que iria gerar. A Prefeitura de Adamantina teria que contratar entre 25 e 30 agentes comunitários, sobrecarregando a folha de pagamento”, explicou o gestor ao jornal Diário do Oeste.

De acordo com o decreto do Ministério, as ESFs não cumpriram o prazo determinado pela Política Nacional de Atenção Básica, ocasionando o descredenciamento. Atualmente, Adamantina tem 11 unidades em funcionamento.

Já o secretário pontuou que a cidade “não deixou de cumprir o prazo estabelecido, apenas optou por não instalar as nova unidades de ESFs”. “Essa decisão visa contribuir com as finanças da Prefeitura e, ao mesmo tempo, não vai prejudicar a área da saúde de nosso município, onde serão mantidos os 11 ESFs em pleno funcionamento e a disposição da população”, disse.

A Estratégia Saúde da Família visa a reorganização da atenção básica no país, de acordo com as regras do SUS (Sistema Único de Saúde).

A equipe é formada por multiprofissionais, como médico, enfermeiro, auxiliar ou técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde. Podem ser acrescentados a essa composição, profissionais de saúde bucal, como cirurgião-dentista e auxiliar ou técnico em saúde bucal.

 

FONTEDA REDAÇÃO | COM INFORMAÇÕES DO JORNAL DIÁRIO DO OESTE
Conteúdo anteriorBiribol de Adamantina é novamente campeão dos Jogos Regionais
Próximo conteúdoAtletas de Adamantina e Lucélia conquistam vaga para Pan-Americano de Kickboxing no México