Campanha contra raiva e coleta de sangue para detectar leishmaniose começa na zona urbana

A ação teve início no dia 4 de agosto e segue até o dia 3 de setembro em Adamantina

O Centro de Controle de Zoonoses do município de Adamantina, órgão ligado à Secretaria Municipal de Saúde, promove a Campanha de Vacinação contra Raiva e a Coleta de Sangue para diagnóstico de Leishmaniose. A ação teve início no dia 4 de agosto e segue até o dia 3 de setembro.

Causada por um vírus que é letal ao ser humano, a raiva é transmitida ao homem principalmente pela mordida de cães e gatos. Os sintomas mais comuns são: agressividade, tentando morder animais, objetos e pessoas; saliva em excesso, boca aberta constantemente, dificuldade para engolir, convulsões, perda gradativa da coordenação motora, paralisia das patas traseiras chegando até a morte do animal.

Mesmo estando controlada, a vacinação anual é a melhor forma de garantir o controle da doença nos cães e gatos e, ainda, proteger o ser humano. Sabendo disso, o departamento de controle e zoonoses faz anualmente a vacinação contra raiva em pontos estratégicos da cidade. Os animais que serão vacinados devem ter pelo menos três meses e precisam receber a dose todo ano.

Ao levar o seu animal ao posto de vacinação, ele deverá ser conduzido por alguém que tenha porte e idade adequados para promover o manejo dele e cães de qualquer raça que forem bravos, deverão fazer uso da focinheira. Os gatos também devem ser transportados nas caixas apropriadas.

“A vacinação para a raiva é muito importante, pois garante a saúde e o bem estar do seu animal de estimação. Lembrando que, nos pontos de vacinação, as equipes também estarão preparadas para coletar o sangue para a realização de sorologia da Leishmaniose Visceral Canina. Estejamos atentos a saúde dos nossos animais”, salienta Francine de Brito Alves, chefe do departamento de controle e zoonoses.

Clique aqui e veja a relação dos locais de vacinação.

FONTEDA ASSESSORIA
Conteúdo anteriorFamílias em situação de vulnerabilidade social participam de cursos profissionalizantes promovidos pelo SESI
Próximo conteúdoSemana Temática das Ciências Agrárias debate tecnologia no campo