Prefeito de Rinópolis faz balanço de gestão: “sempre quis dar minha contribuição para o crescimento da cidade”

Com grandes desafios, porém com uma visão de gestor, Neto faz um balanço de um ano e oito meses de administração ao IMPACTO

Apaixonado pela cidade que nasceu hoje tem a oportunidade de administrá-la. O prefeito de Rinópolis, José Ferreira de Oliveira Neto, se mostra satisfeito com sua gestão e explica os projetos que têm desenvolvido para o crescimento do município. “Era uma vontade de assumir este cargo para tentar ajudar a cidade. Nasci aqui, me formei e voltei para cá, minha família está toda estabelecida em Rinópolis e meu desejo era dar minha contribuição para que a cidade possa crescer, se desenvolver, ser um município tranquilo. Estou feliz pelo trabalho que vem sendo realizado”, diz.

Com grandes desafios, porém com uma visão de gestor, deixando de lado as velhas práticas políticas, como a troca de cargos por apoio, já que a equipe de comissionados é formada por profissionais técnicos, Neto faz um balanço de um ano e oito meses de administração ao IMPACTO. Confira:

IMPACTO: Qual o principal problema enfrentado pela administração pública?

Neto: Estou feliz pelo trabalho realizado. Os desafios são imensos, porém, nosso povo, nossa cultura é imediatista, desejam resultados rápidos e muitas vezes não percebem as mudanças, que já estão acontecendo. O gestor sabe onde está a maioria dos problemas, mas nem sempre temos recursos para resolver de maneira rápida. O município do porte como o nosso depende das emendas da União e do Estado para resolver estas questões, não tem uma arrecadação própria capaz de suprir todas as demandas, por isso dependemos muito das verbas estaduais e federais. Pegamos as contas da Prefeitura equilibradas. O antecessor, apesar de ter sido meu adversário, também fez uma boa gestão e entregou a Prefeitura razoavelmente bem. Mesmo assim, os recursos são escassos devido ao tamanho dos problemas que existem.

IMPACTO: Mesmo com os problemas de arrecadação, a Prefeitura realiza diversos investimentos. Quais são?

Neto: Destaco o investimento realizado na reforma dos CEIs (Centros Educacionais Infantis), que estavam abandonados. Se não educarmos nossas crianças, dificilmente teremos um país melhor. Investimos na educação infantil e digo que hoje é de excelência, desde os materiais até a equipe de professores. Somado a isso, formamos escolinhas de futebol, que estão atreladas às notas escolares, incentivando os estudantes. Investimos bastante no esporte, acreditamos ser uma ferramenta para tirar a criança e o adolescente do mau caminho. Também na infraestrutura, neste quesito a cidade estava largada. Prédios públicos inadequados e pouco investimento em recapeamento nos últimos anos. Neste um ano e meio fiz mais recapeamento com recursos próprios e emendas do que nos oito anos passados. Fizemos a reforma de todos os PSFs (Posto de Saúde da Família). O Centro de Saúde está em obra, porém o nosso maior investimento foi no hospital, que estava bem próximo de fechar. Investimos com recursos próprios cerca de R$ 1,5 milhão. Trocamos toda a diretoria do hospital quando assumimos e, hoje, consegue caminhar com as próprias pernas. Prefeitura continua investindo, ajudando financeiramente, mas atualmente eles acertaram todas as dívidas, está tudo equalizado. Na zona rural todo o município está com as estradas em ordens. Reformamos mais de 10 pontes, empedrando os pontos mais críticos para que não tenhamos problemas em épocas de chuva. Hoje, Rinópolis já é uma nova cidade, que respeita os seus munícipes com gestão consciente.

IMPACTO: Como avalia esta mudança de perfil da gestão pública?

Neto: O conceito está mudando. Ainda teremos algumas décadas para que a população de modo geral se conscientize disso, que não dá mais para ter a velha política, que o município, Estado e União precisam de gestões, menos político e mais gestor para colocar as administrações públicas nos trilhos. Parte da população já se conscientizou e parte ainda não, ainda quer o benefício próprio, só olha para o seu lado. Acredito que esta nova safra de prefeitos, principalmente em nossa região, são de gestores, o que contribui para o crescimento das cidades.

IMPACTO: Em relação a região, como desenvolver a Alta Paulista?

Neto: Se não tivermos uma base política em nossa região dificilmente conseguiremos o desenvolvimento e a conscientização de que o gestor precisa fazer com o seu município. Apoiar candidatos que sejam da região ou pelo menos que estejam mais presentes na Alta Paulista para que possamos alcançar este desenvolvimento regional. Sem política é difícil alcançar o crescimento.

IMPACTO: Sobre política, qual sua relação com o Legislativo?

Neto: Nossa relação com a Câmara é ótima. Temos a grande maioria dos vereadores nos apoiando. Somos parceiros, procuramos atender o máximo, dentro das possibilidades da Prefeitura, os pedidos dos vereadores. E, da mesma maneira, o Legislativo sempre solícito aos nossos pedidos, às leis e aos projetos que encaminhamos para apreciação. Isso é importante para o município, a divisão nunca agrega nada. Quando assumi disse em minha fala de posse que a eleição havia terminado em outubro, que agora precisamos pensar no município, trabalhar juntos para o desenvolvimento e ter união. Claro que cada um tem seu ponto de vista, mas todos com mesmo proposito.

IMPACTO: No cenário atual de instabilidade econômica, qual a situação de Rinópolis no quesito emprego?

Neto: A nossa cidade basicamente gira em torno de duas grandes empresas de máquinas avícolas. A partir delas várias outras pequenas indústrias foram criadas, gerando novas oportunidades. Para fomentar ainda mais a abertura de empregos, estamos cedendo alguns lotes vagos que tínhamos da Prefeitura para estas médias e pequenas empresas, para que montem seus barracões e ali desenvolvam seu trabalho. Também temos apoiado o setor aviário, que cresceu bastante. Rinópolis tem hoje uma das maiores granjas do Estado, que produz mais de 1 milhão de ovos por dia, além de estar sendo montada a maior granja de codornas do mundo. Porém, nossa maior demanda é de mão de obra feminina. Por isso, já estamos trabalhando para gerar oportunidades para as mulheres e, assim, contribuir com a renda de suas famílias.

IMPACTO: O que a população pode esperar de sua Administração?

Neto: A população pode esperar muito trabalho e dedicação de nossa equipe. Queremos concluir este mandato chegando próximo dos 100% do plano apresentado. Talvez não iremos conseguir executar por completo devido as dificuldades financeiras, mas queremos chegar muito próximo daquilo que falamos com a população. Esperamos que o país dê uma melhorada na economia e, assim, o município também consegue melhorar, e desenvolver ações em todas as áreas para que o povo possa ter uma qualidade de vida melhor. Como disse, sou de Rinópolis e amo essa cidade. Por isso trabalho dia e noite para a construção de um município cada vez melhor.

FONTEJOÃO VINÍCIUS e SÉRGIO VANDERLEI | GRUPO IMPACTO
Conteúdo anteriorAdamantina e Osvaldo Cruz confirmam casos de leishmaniose
Próximo conteúdoInativas há quatro anos, Prefeitura inicia retirada de 800 luminárias de postes em Adamantina