Programação do ‘Setembro Amarelo’ começa neste sábado

A primeira ação da campanha será neste sábado (1º), a partir das 9h, no PAI Nosso Lar

Como realizado no ano passado, PAI Nosso Lar promove campanha de conscientização do 'Setembro Amarelo' (Foto: Arquivo | Grupo IMPACTO)

Com índices alarmantes de suicídio na região, o PAI (Polo de Atividades Integradas) Nosso Lar realiza nova edição da campanha ‘Setembro Amarelo’. E neste sábado (1º), abrindo a programação, haverá um evento especial na sede da entidade.

A campanha ‘Setembro Amarelo’ tem como objetivo alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção. Ocorre no mês de setembro, desde 2014, por meio de identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela e ampla divulgação de informações. Em Adamantina, a campanha começou a ser trabalhada no ano passado.

“O ‘Setembro Amarelo’ é uma época muito importante para relembramos os valores e valorizar a nossa vida em uma região que o índice de suicídio é grande. Por isso temos que levantar a bandeira da vida, trazer a razão de viver para estas pessoas”, destacou a juíza Ruth Duarte Menegatti, uma das parceiras da Campanha.

Este ano, o tema da ação de prevenção será ‘Esperança’, que será trabalhado em diversas atividades realizadas em parceria com a UniFAI (Centro Universitário de Adamantina), Santa Casa, Prefeitura, Apae (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais), Poder Judiciário, Ministério Público e pastorais de Adamantina.

“O ‘Setembro Amarelo’ é para que possamos aprender a valorizar a vida”, enfatizou a psicóloga Denise Alves Freire.

Programação

A primeira ação da campanha será neste sábado (1º). Às 9h, haverá a recepção dos convidados, com a entrega de adereços amarelos e de números para sorteios, pintura no rosto e entrega das bexigas para os 150 primeiros convidados. Às 9h30, ocorrerá apresentação da Banda Marcial, a abertura oficial com a diretoria e a juíza Ruth Menegatti e bênção do bispo Dom Luiz Antônio Cipolini. Às 10h10, terá atividades recreativas com equipe especializada e sorteio de brindes. E, às 11h, sorteio de bicicleta e haverá lanche e refrigerante no local.

O evento contará também com a participação de catequizandos das Paróquias Santo Antônio, Nossa Senhora de Fátima e São Francisco. O gesto concreto é a entrega de 1 litro de leite.

No dia 3, haverá a palestra ‘Por que devemos falar sobre o suicídio nos dias atuais’, no Anfiteatro da Biblioteca Municipal, com a médica psiquiatra Michelle Medeiros Lima Salione. A atividade é voltada para os jovens.

Entre os dias 4 e 6 de setembro, ocorrerá a exposição dos desenhos e frases do 2º Concurso de Desenho e Frase Infantil elaborado por alunos do 1º ao 5º ano das escolas públicas e particulares de Adamantina. Neste período os trabalhos estarão expostos na Biblioteca Municipal para votação do público.

No dia 10, haverá a Gincana da Esperança, no PAI Nosso Lar. No dia 12, terá uma novidade na programação do ‘Setembro Amarelo’ – a Feira de Talentos, no Campus II da UniFAI.

De 11 a 14, acontecerá a apresentação dos trabalhos do 1º Concurso de Criação de História Infanto-Juvenil, dos alunos do 6º ao 9º ano das escolas de Adamantina, no ‘Sarau da Esperança’ para votação da comissão julgadora e apreciação do público.

Em 17 de setembro, a médica psiquiatra Michelle Medeiros Lima Salione promove nova palestra, desta vez voltada aos pais e professores com tema ‘Suicídio na infância e adolescência’.

Os alunos do ensino médio das escolas de Adamantina e região também participaram das atividades. No dia 19, ocorre a apresentação dos projetos de pesquisa na 1ª Feira da Esperança, para votação da comissão julgadora e apreciação do público.

Entre os dias 25 e 27 haverá as premiações dos concursos promovidos pela campanha ‘Setembro Amarelo’. E, no dia 29, o Chá da Esperança.

Outra novidade da programação é o 1º Festival de Música de Adamantina no dia 30.

FONTEDA REDAÇÃO | GRUPO IMPACTO
Conteúdo anteriorAbertas as inscrições para concurso público da Prefeitura na área da educação
Próximo conteúdoUniFAI abre 100 vagas para Biomedicina já no Vestibular de outubro