Mesmo ainda com problemas na tubulação de águas pluviais, o Parque dos Pioneiros – principal área de lazer de Adamantina – é alvo de investimentos da Prefeitura. Nos próximos meses, o local deverá receber mais de R$ 500 mil em melhorias na infraestrutura, tornando o espaço em polo esportivo.
Ao IMPACTO, o secretário de Esportes, Ronaldo Pereira Dutra, informou que a intenção da Administração Municipal é disponibilizar pelo menos 10 modalidades no local, sendo vôlei de areia, vôlei de quadra, skate, futebol, futsal, mountain bike, basquete, handebol, pista de caminhada e musculação.
Atualmente, a área de lazer conta com pista de caminhada, academias ao ar livre, quadras de vôlei de areia e quadra de grama sintética. Neste momento está sendo construída pista de skate e, após o processo eleitoral, será aberta licitação para construção de uma quadra poliesportiva, investimento de R$ 250 mil. O recurso contemplará ainda a edificação de arquibancada e sanitários.
Além disso, a Secretaria de Esporte pretende instalar pista de mountain bike e outra pista de caminhada, em paralelo. “Estamos buscando ainda a construção de quadra de futebol de areia e campo de futebol society, o que transformará o local em um polo de atividade de física. O Parque dos Pioneiros já é o cartão postal da cidade, e queremos melhorar a infraestrutura para que a população possa usufruir do espaço de forma adequada”, destaca o secretário.
A Prefeitura também realiza projeto elétrico para iluminar todas as praças esportivas. “Nos próximos meses queremos entregar a comunidade um polo esportivo. Semanalmente, mais de 1 mil utilizam a estrutura disponível atualmente e, certamente, será ampliado com as novas quadras, pistas e campos”, diz.
Outras praças esportivas
Em paralelo aos investimentos no Parque dos Pioneiros, a Secretaria de Esporte destaca a reforma de outras praças esportivas, como da quadra de vôlei de areia na praça José Parrilla (Praça da Estrela), do campo de malha e bocha, ginásio de esportes Paulo Camargo, quadra Carlos Santana Bueno (Navarro), cobertura da área de lazer destinada aos idosos para jogos de cartas, domino e xadrez e, principalmente, a liberação do estádio municipal, que deve ocorrer em dezembro.
Neste momento, o trabalho consiste na execução de pequenos reparos na arquibancada e a pintura total das instalações, internas e externas, realizado pelos reeducandos do Centro de Progressão Penitenciária de Pacaembu.
“A Secretaria de Esportes não esta medindo esforços para proporcionar momentos de lazer e entretenimento no Município, desenvolvendo vários e exemplares projetos esportivos em prol da população e esportistas da cidade”, finaliza.
