Com palestra do presidente do CREA-SP, UniFAI inaugura estúdio de ensino a distância

O engenheiro Vinicius Marchese Marinelli participou, nesta segunda-feira (17), da inauguração do estúdio a ser utilizado nos cursos de Pós-Graduação em Educação a Distância da UniFAI

Reitor da UniFAI, Paulo Sérgio da Silva, apresenta estúdio de ensino a distância ao presidente do CREA-SP, Vinícius Marchese Marinelli (Foto: João Vinícius | Grupo IMPACTO)

A UniFAI (Centro Universitário de Adamantina) inaugurou, na tarde desta segunda-feira (17), o estúdio de produção de material audiovisual dos cursos de especialização semipresenciais da Instituição. O novo espaço fica na Central de Comunicação, no Campus I.

Participaram da cerimônia o reitor Paulo Sérgio da Silva, vice Fabio Botteon, pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação José Aparecido dos Santos, pró-reitor de Ensino Andrey Borges Teixeira, pró-reitor de Extensão Estêvão Zilioli, prefeito Márcio Cardim, os vereadores Acácio Rocha, Aguinaldo Galvão, João Davoli e Paulo Cervelheira, os delegados Carlos Roberto Vasconcelos (Seccional), Laíza Rigatto (Necrim) e Ricardo Dourado (Dise), presidente da OAB Hélio Malheiros Júnior, presidente da Associação Engenheiros Arquiteto Agrônomos Nova Alta Paulista e coordenador do Colégio de Entidades Regional de São Paulo, Daniel Robles, gerente do CREA-SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo) na regional GRE1, Osmar Rodrigues Júnior, conselheiro do CREA-SP Mauro Montenegro, chefe da UGI (Unidade de Gerenciamento de Inspetoria) Lucas Tiveron Rodrigues, além do presidente do CREA-SP, engenheiro Vinícius Marchese Marinelli, que palestrou sobre a importância do Sistema Confea/CREA para as atividades e a vida dos profissionais da área tecnológica.

Segundo o reitor, a UniFAI apostará em um formato híbrido, no qual 80% do curso serão cumpridos a distância e os outros 20% presencialmente. Inicialmente, serão ministrados cursos de Programação de Jogos Eletrônicos, Gastronomia, Tecnologia em Educação e Marketing Empresarial, porém, a aproximação com o CREA-SP também tem como objetivo a elaboração de uma pós-graduação voltada à área de Engenharia Civil.

“Neste momento em que os cursos de Engenharia são os que possuem a maior evasão de alunos, a UniFAI dá um passo importantíssimo para o fortalecimento do ensino e da área”, destacou Marinelli, que aceitou o convite realizado pelo reitor da autarquia municipal em agosto para participar da cerimônia que marca uma nova fase da Instituição.

Atualmente, o Centro Universitário oferece 30 cursos de graduação, dentre eles os de Agronomia e das Engenharias Civil, Ambiental e de Alimentos, além de pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho.

“A UniFAI inicia este projeto de forma correta, não visando a graduação, mas, sim, a pós graduação. É o momento que toda a Instituição passará por um processo de aprendizagem, e isso consequentemente irá desembocar também na graduação. A UniFAI está de parabéns por caminhar nesta direção”, pontuou o prefeito Márcio Cardim.

O reitor da UniFAI confirmou ainda sua presença no IX Encontro Estadual CREA-SP Jovem, que acontecerá nos dias 20 e 21 de outubro, em São Paulo.

Autoridades conhecem estúdio de produção de material audiovisual da UniFAI (Foto: João Vinícius | Grupo IMPACTO)

Ensino a distância

“No cenário atual do mercado de trabalho, todas as carreiras foram redimensionadas pelo uso das tecnologias. Se a universidade pretende preparar seu aluno para o mercado de trabalho, uma de suas obrigações é participar dessa mudança na maneira de apresentar e discutir conteúdos. Da mesma forma que o uso de tecnologias aumentou a produtividade dos escritórios e indústrias, pode aumentar a qualidade da educação”, justificou Estêvão Zilioli, responsável pelo projeto de EaD da UniFAI.

Na modalidade semipresencial ou híbrida o aluno faz uma parte das atividades no ambiente virtual, mas não deixa de ir para a sala de aula, discutir assuntos com os colegas e professores, realizar atividades práticas e aplicar metodologias ativas de ensino. “Não abriremos mão do contato ‘olho no olho’, mas os conteúdos expositivos serão transferidos para o ambiente virtual, por meio de leituras, fóruns, avaliações e videoaulas gravadas em nosso novo estúdio de TV”, acrescentou.

Nos novos cursos de Pós-Graduação, todo conteúdo será produzido pelos mesmos professores que vão para a sala de aula nos encontros presenciais. Além dos docentes da UniFAI, reconhecidos por sua competência e formação, a Instituição contará com professores convidados, profissionais que se destacam no mercado de trabalho e podem trazer experiências relevantes para os alunos.

“O Ensino a Distância é um caminho sem volta, mas isso não significa que ele não vá conviver com o ensino presencial. A UniFAI tem como maior compromisso a qualidade do ensino e inicia suas atividades de EaD com uma visão diferente dos grandes grupos educacionais que dominam esse mercado”, comentou o reitor.

A plataforma escolhida para os conteúdos dados a distância é outro diferencial. A UniFAI se tornou parceira do Google for Education, um conjunto de aplicativos feitos especialmente para a educação pela gigante do Vale do Silício, nos Estados Unidos. Em todo o mundo, mais de 70 milhões de alunos e professores usam o Google for Education, tanto na educação a distância quanto na presencial.

“O Google for Education é uma plataforma educacional que oferece a professores e alunos uma experiência inovadora dentro e fora da sala de aula. O serviço conta com toda facilidade, simplicidade, e mobilidade dos produtos Google”, disse Zilioli.

Quanto à estrutura física, além das salas de aula já existentes, o estúdio de TV servirá para a produção dos conteúdos das videoaulas.

 

Conteúdo anteriorPrefeitura e PM iniciam ações da Semana Nacional de Trânsito em Adamantina
Próximo conteúdoVocê tem saúde plena? Veja como o Coaching pode ajudar no equilíbrio de sua vida