Rede estadual em Adamantina cai no índice de qualidade da educação

Escolas estaduais de Adamantina ficaram abaixo da meta no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, divulgado nesta segunda-feira (3)

A rede estadual de Adamantina ficou abaixo da meta do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) divulgada nesta segunda-feira (3). O indicador do governo federal mede a qualidade do ensino nos anos iniciais e finais do ensino fundamental e do ensino médio.

A cada dois anos, em uma escala que vai de 0 a 10, calcula o desempenho das escolas públicas e privadas do país, a partir questões aplicadas aos alunos em provas de língua portuguesa e matemática e da taxa de aprovação.

Em 2017, as escolas estaduais de Adamantina alcançaram nota 4,9 nos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano), enquanto a projeção do governo federal para o período era de 6,0. A situação é pior que a registrada em 2015, quando o índice da rede estadual no município foi de 5,0.

A média em matemática também caiu na rede estadual – de 257,42 para 254,42. Já a de língua portuguesa houve uma pequena melhora, passando de 253,63 em 2015 para 253,91 no ano passado. Neste caso, a escala vai de 0 a 500. E a taxa de aprovação dos alunos no 9º ano se manteve estável em 92,5%, em Adamantina.

As escolas da rede privada participam por adesão, e não é calculado o Ideb delas, apenas a média de toda a rede. Não há dados referentes às unidades de ensino particulares de Adamantina.

País

Os resultados do Ideb mostram que, apesar de o país ter melhorado seu desempenho nos anos finais do ensino fundamental, alcançando, em 2017, um índice igual a 4,7, a meta proposta não foi atingida. Das 27 unidades da Federação, 23 aumentaram o Ideb, todavia apenas sete alcançaram a meta proposta para 2017: Rondônia, Amazonas, Ceará, Pernambuco, Alagoas, Mato Grosso e Goiás.

Veja também: Rede municipal de ensino de Adamantina avança no Ideb

FONTEJOÃO VINÍCIUS | GRUPO IMPACTO
Conteúdo anteriorCavalgada do Bem é realizada com sucesso
Próximo conteúdoRede municipal de ensino de Adamantina avança no Ideb