
A portaria de nº 3.583 que trata sobre a readequação da rede física do SUS (Sistema Único de Saúde) oriunda de investimentos realizados pelos entes federativos com recursos repassados pelo Fundo Nacional de Saúde está em vigor.
Tal regulamentação permite que o Município faça uso do prédio da UPA (Unidade de Pronto Atendimento). O objetivo da Administração Municipal é transformar o espaço em um CIS (Centro Integrado de Saúde) oferecendo aos moradores de Adamantina atendimento médico de qualidade até às 22h.
Conforme o secretário de saúde, Gustavo Rufino, os munícipes poderão fazer uso de diferentes serviços: fisioterapia, nutrição, psicologia, fonoaudiologia, pediatria, cardiologia, infectologia e, pela UniFAI (Centro Universitário de Adamantina), as especialidades serão: otorrinolaringologia, pediatria, dermatologia, clínica médica e oftalmologia.
O Plano de Gestão de transformação em CIS já está devidamente aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde, pelo Conselho Intergestor Regional de Saúde e pelo Conselho Bipartite. No entanto, o Município aguarda a aprovação do plano pelo Ministério da Saúde para poder dar início as ações.
O prefeito Márcio Cardim afirma que felizmente o Ministério da Saúde teve uma bela iniciativa ao disponibilizar o prédio da UPA para outras atividades na área da saúde. “Agora, vamos organizar as ações de tal forma a oferecer a população atendimentos visando à prevenção à saúde”, explica.
Cardim acrescenta que também poderá ser usado para oferecer internato aos alunos da UniFAI. “Estamos formatando um horário diferenciado de atendimento para as pessoas que trabalham o dia todo e acabam não cuidando de forma correta de sua saúde, desta forma estamos flexibilizando os horários e esperamos contar com a participação da população, prevenir para não adoecer”, finaliza