
Devido críticas da população e cobrança dos vereadores, o secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Emerson Baptiston, anunciou a concessão dos serviços de limpeza de áreas verdes de Adamantina à iniciativa privada, por tempo determinado.
Ao IMPACTO, o secretário deu duas justificativas para os problemas de mato alto e falta de manutenção dos espaços públicos: incidência de chuvas e escassez de servidores na pasta.
“Adamantina tem muitas áreas verdes e, todo ano, no período entre outubro e fevereiro, temos este tipo de problema devido à incidência de chuvas, o que colabora com o crescimento da vegetação. Aliado a esta questão temos a falta de funcionários na Secretaria de Agricultura para realizar o serviço de manutenção e limpeza das áreas verdes do município”, diz. “Por isso, em reunião com o prefeito Márcio Cardim, decidimos pela terceirização do serviço”, informou, na terça-feira (6) – um dia após o Executivo ser cobrado pelos vereadores pela “falta de zeladoria” com a cidade.
Ainda em processo de estudos, o secretário explica que a modalidade de licitação deve ser adotada é Ata de Registro de Preço, recurso utilizado na contratação de bens e serviços, por meio de licitação de concorrência ou pregão, em que as empresas assumem o compromisso de fornecimento a preços e prazos registrados previamente. “Assim, a Prefeitura só pagará pelo serviço quando for necessário à atuação da empresa vencedora do processo licitatório”, pontua.
A estimativa é de que a terceirização da limpeza pública custe aos cofres públicos aproximadamente valor 66% maior do que o serviço executado pela Administração Municipal. “É o meio que encontramos para solucionar o problema”, finaliza.