A partir da experiência do Natal muitos são os que, em meio às atividades próprias deste tempo, conseguem se organizar para fazer algo pelo próximo. A solidariedade é marca deste período e muitas iniciativas surgem, até mesmo de forma independente, em favor dos mais humildes.
Em Adamantina são diversas ações que contemplam o espírito natalino. Por mais um ano a Arca (Associação dos Renais Crônicos) promoveu campanha de arrecadação de recursos para presentar pacientes com cesta de Natal.

Equipe do Banco do Brasil e clientes se mobilizaram e arrecadaram fraldas geriátricas aos atendidos pela Apae (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais), PAI Nosso Lar (Polo de Atividades Integradas) e Lar dos Idosos. A Seicho No-Ie também arrecadou donativos e distribuiu para entidades da cidade.
O Lions Clube da cidade realizou, no início do mês, mais uma edição do Natal Escolar. Centenas de alunos da EMEF Profª Teruyo Kikuta receberam presentes do Papai Noel.

Outras ações envolveram igrejas e a comunidade adamantinense, como da Pastoral Familiar da Paróquia Nossa Senhora de Fátima. No último dia 14, uma sexta-feira, as 123 crianças, de 4 a 14 anos, atendidas pelo Iama (Instituto de Assistência Ao Menor de Adamantina) receberam presentes de Natal.
A ação solidária contou com a participação dos agentes da pastoral juntamente com amigos e familiares, onde cada pessoa apadrinhou uma criança oferecendo roupa, calçados ou brinquedos.
“Na vida nos passamos por três fases: a primeira quando acreditamos no Papai Noel. A segunda quando deixamos de acreditar. E a terceira quando nos tornamos Papai Noel. Ver o brilho nos olhos e a felicidade de cada criança foi como se estivéssemos vendo o próprio menino Jesus feliz”, destacaram os membros da Pastoral Familiar.
