Então, é Natal!

O Santo Vinho, coluna de Silvio Graboski

Já? Para começar a preparar os vinhos, sim. Essa foi a ideia que originou este artigo, publicar sugestões de vinhos para as festas de fim de ano com antecedência, de modo a possibilitar aos leitores tempo para as compras, além de sugerir bons vinhos, porém, com preços acessíveis e disponíveis nas prateleiras dos supermercados. Então vamos à prazerosa tarefa!

Espumantes

Os espumantes são as estrelas das festas de final de ano. Vinhos de comemoração, por excelência, todos querem fazer um brinde para entrar bem no Ano Novo. Mas, cuidado! Sidra não é vinho espumante, uma vez que somente são considerados vinhos as bebidas produzidas com a fermentação de uvas. Outra importante lembrança é de que os espumantes possuem diferentes classificações, partindo do nature, que é o mais seco e com menor teor de açúcar residual, passando pelo extra brut, brut, demi sec até chegar ao doce.

Os mais afamados espumantes são os champanhes, entretanto você não precisa gastar uma fortuna para tomar um bom vinho. Existem ótimos espumantes nacionais com preços baixos e que já ganharam prêmios internacionais. Sendo assim vou sugerir três tipos de espumantes nacionais, lembrando que esses vinhos devem ser tomados bem gelados:


Casa Perine Moscatel: esse vinho já foi considerado o quinto melhor vinho do mundo. Exageros à parte, o Moscatel da Casa Perine é um excelente espumante doce. Indicado para um brinde refrescante, para acompanhar queijos azuis ou sobremesas.

 


Marcus James: produzido pela Vinícola Aurora é um espumante de excelente relação qualidade/preço. Muito refrescante, equilibra a doçura da uva Moscato com a acidez da uva Chardonnay. De coloração amarelo-esverdeado, apresenta aromas florais. Harmoniza muito bem com canapés, risotos e peixes.


Garibaldi: gosto muito desse espumante. Produzindo exclusivamente com uvas Chardonnays, uma das castas que entra na composição dos champanhes, esse vinho apresenta perlage fina e duradoura na taça, aromas de maçã, pêssego e tostado de pão, com boa cremosidade em boca. Acompanha pratos com molhos fortes, carne de cordeiro e risotos bem estruturados, sendo ótimo para ser tomado sozinho.


Um dos pratos tradicionais do final de ano é o bacalhau que vai muito bem com um vinho branco bem estruturado. A sugestão é um branco nacional, o Chardonnay, Reserva, Miolo, com passagem por barrica de carvalho, que conferiu ao vinho certa complexidade.

 


Tintos

Não é fácil sugerir vinho para acompanhar a ceia de Natal, em razão da variedade e intensidade dos pratos, pois é comum misturar peru com carne de porco, chester com leitão e assim por diante. Em razão dessa complexidade sugiro dois vinhos tintos que podem ser tidos como coringas para esse tipo de ocasião.


Yali Reserva Pinot Noir: É difícil encontrar um Pinot Noir bom e barato, mas esse vinho chileno, produzido no Vale de Casablanca, de onde saem bons pinot noirs, agrega esses dois requisitos. A Pinot Noir produz vinhos delicados, com taninos suaves, ideais para harmonizar com a variedade de pratos da ceia, sem roubar o sabor deles e sem se tornar um vinho insonso. Apresenta notas frutadas que harmonizam com as nuances da passagem de 50% do vinho por barricas de carvalho, além do tradicional aroma de estábulo dos pinot noirs. É equilibrado, tem taninos maduros e boa acidez. É um vinho de corpo leve que no paladar revela notas de madeira e baunilha.


Norton Barrel Select, Merlot: Os vinhos produzidos com a uva merlot são coringas na harmonização. Essa uva dá origem a vinhos equilibrados e macios, por isso são indicados para acompanhar uma grande variedade de pratos. No caso do merlot da Norton, uma bodega argentina, o vinho amadureceu 50% em barricas de carvalho francês, de 1º e 2º usos, por 12 meses e seis meses em garrafa, resultando num vinho bem estruturado, com aromas de geleia de frutas vermelhas, misturado com notas de café e tabaco, taninos sedosos e toque mineral.

Conteúdo anteriorPedro Paulo & Alex é atração deste sábado no rodeio de Parapuã
Próximo conteúdoSt. George School se consolida ao proporcionar ensino diferenciado em Adamantina