Márcio Cardim chega à metade do mandato afirmando “ter cumprido 90% do Plano de Governo”

IMPACTO buscou o Plano de Governo divulgado na campanha eleitoral de 2016 e confrontou o mesmo com respostas enviadas pela assessoria de imprensa da Prefeitura. Confira:

Prefeito Márcio Cardim (DEM) (Foto: Arquivo | Grupo IMPACTO)

A administração Márcio Cardim (DEM) chega à sua metade neste final de 2018. Foram dois anos para “colocar a casa em ordem” e “plantar diversas sementes que serão colhidas nos próximos dois anos”, palavras do próprio prefeito em inúmeras entrevistas.

Num trabalho inédito, o IMPACTO buscou o Plano de Governo divulgado na campanha eleitoral de 2016 e confrontou o mesmo com respostas enviadas pela assessoria de imprensa da Prefeitura.

“Ao confrontar o plano proposto pela coligação Amor Por Adamantina como candidatos em 2016 a prefeito Márcio Cardim e vice-prefeita Ana Maria Romanini Micheloni, que contém 118 itens distribuídos nas áreas: 1. Transparência Pública, 2. Gestão Pública, 3. Geração de Emprego e Renda, 4. Saúde, 5. Ensino Superior, 6. Casas populares, 7. Funcionalismo público, 8. Infraestrutura, 9. Esporte e Lazer, 10. Cultura, Eventos e Turismo, 11.Assistência Social, 12. Fundo Social de Solidariedade, 13. Educação, 14. Cidade Inteligente e 15. Meio Ambiente, podemos constatar que 91.50% das propostas apresentadas já foram cumpridas ou estão em andamento. Isto significa que das 118 metas constantes do plano, 108 já foram ou estão sendo executados”, informou a assessoria de imprensa.

Acompanhe o balanço do Plano de Governo:

1 – Maior participação popular e transparência pública

IMPACTO – O que foi feito nos últimos dois anos para que a população tivesse participação nas decisões do Executivo? Foram apoiados os Conselhos Municipais, criados outros? Criou-se a Ouvidoria Municipal e, caso positivo, ela está em funcionamento? Como o prefeito tem ouvido as diferentes representações do Município?

PREFEITURA – Foram realizadas várias reuniões com as Associações de Bairros reunindo moradores e diretoria. Todos os conselhos municipais foram atualizados no início do mandato e em todas as vezes que foram necessárias atualizações dos membros efetivos e suplentes, e dentro de suas atribuições têm funcionado dentro da normalidade. Destaque para os Conselhos da Criança e Adolescente e Idoso que realizam excelente trabalho, haja vista o sucesso do Programa Imposto de Renda do Bem. Destaque também ao COMTUR (Conselho Municipal do Turismo) que tem trabalhado efetivamente para concretização de Adamantina como Município de Interesse Turístico, que possibilita o recebimento de R$ 600 mil/ano. Foi criada a Ouvidoria Municipal e as informações sempre que recebidas são encaminhadas aos departamentos competentes. O atendimento é diário no gabinete, a todos os segmentos aos quais existem procura. Há participação ativa dos secretários das pastas específicas sempre que necessário, para que haja eficiência e agilidade no atendimento das diversas demandas.

2 – Gestão pública

IMPACTO – O que foi feito para estruturar as secretarias? Houve planejamento e monitoramento de editais e elaboração de projetos? As obras foram acompanhadas de perto e fiscalizadas?

PREFEITURA – Dentro do permitido ao limite de gastos com pessoal as secretarias têm desenvolvido seu papel. Foi realizada a regulamentação dos cargos em atendimento ao Ministério Público e foram tomadas todas as medidas possíveis para o menor impacto quanto à continuidade do serviço público, bem como possíveis prejuízos aos servidores. Em relação à elaboração de projetos e acompanhamento de editais, Adamantina pertence a RA10 (Região Administrativa 10) do Estado, cuja sede é em Presidente Prudente e é composta por 53 municípios. Desses, Adamantina ficou em segundo lugar em termos de captação de recursos e aprovação de projetos, ficando atrás apenas de Presidente Prudente. Os resultados já podem ser vistos pela população. Somente em 2018 os investimentos ultrapassaram R$ 10 milhões. As obras são acompanhadas pelo corpo técnico da Prefeitura e sempre que necessário as empresas são notificadas quanto ao não cumprimento do objeto proposto.

3 – Geração de emprego e renda

IMPACTO – Foi firmado parcerias para promover a qualificação dos produtores rurais? Foram reativados convênios? As associações de produtores rurais receberam apoio? O que houve de efetivo para o setor agrícola? O programa de compras da Prefeitura foi aperfeiçoado? Foi criada a Sala do Empreendedor? Houve expansão da área industrial? O centro comercial recebeu revitalização? Houve estudos para a criação de um calçadão, abertura de ruas e zeladoria? Houve estímulo para a criação de uma incubadora de empresa?

PREFEITURA – A Prefeitura juntamente com a UniFAI está executando o PPAF (Programa de Políticas de Agricultura Familiar) que visa oferecer assistência técnica aos agricultores. Outra parceria bem sucedida se dará com a Energisa, considerando que o projeto aprovado de eficiência energética, além de beneficiar o meio ambiente, oferecerá composto orgânico produzido para ser utilizado pela agricultura familiar.

Encontra-se em fase de definições finais a realização do 10º Bunkyo Rural em Adamantina no ano de 2019. O encontro levará conhecimento técnico e prático visando implementação e estímulo a comercialização da produção. O Bunkyo é uma parceria entre Bunkyo (Sociedade Brasileira da Cultura Japonesa e de Assistência Social), Acrea, Camda, Prefeitura e UniFAI.

Foram reativados convênios com a Secretaria de Estado da Agricultura, a SEIAA, que contempla parceria Município e Estado no apoio aos produtores, a execução do Microbacias para melhorias em estradas rurais e também a execução de obras de melhorias na Associação dos Produtores de Leite do Município de Adamantina e Região – APLEMAR.

Além das parcerias e execução dos convênios é importante ressaltar a reativação da patrulha agrícola oferecendo serviços de máquinas aos produtores rurais.

Foram adquiridos da agricultura familiar de Adamantina mais de R$ 700 mil em produtos nos últimos dois anos. Foi estabelecido o sistema de controle de recebimento dos produtos pela merenda escolar, onde há necessidade do preenchimento dos dados do produto e do produtor, evitando assim, que os produtos entregues sejam originais de terceiros, o que não é permitido. O produto deve ser comprovadamente da agricultura familiar local.

Em relação aos empreendedores encontra-se em pleno funcionamento o Posto de Atendimento do Sebrae. Uma parceria entre a Prefeitura e o Sebrae de Presidente Prudente. São realizados eventos periodicamente de acordo com as demandas solicitadas.

Na área industrial destacamos a regularização dos lotes do Valentin Gatti e a implantação do Cidade Joia. Destacamos também a expansão na área comercial onde foram atraídas grandes franquias para estabelecimento em Adamantina.

Destaque para Toyota, Americanas, Casas Bahia, que vislumbraram em Adamantina um local com potencial para investimentos.

Em relação ao comércio há certa dificuldade para estabelecer parcerias. O poder público sozinho não consegue realizar os investimentos desejados, tornando-se necessárias parcerias para efetivação de projetos. Vale ressaltar que para este tipo de investimento não há disponibilização de recurso por parte do Estado ou União. Os recursos próprios não são suficientes para atender todas as demandas.

Em relação à incubadora de empresas a Prefeitura se manifestou parceira dos interessados em montar o espaço e aguarda estudo de demanda para vislumbrar a viabilidade de implantação.

4 – Saúde

IMPACTO – Ampliou-se a assistência ao idoso e a pacientes portadores de necessidades especiais? Ampliou-se a linha saúde rural no Município? Renovou-se a frota? Houve mutirões para procedimentos cirúrgicos eletivos e ambulatoriais? Implantou-se o Centro de Atendimento para Animais de Pequeno e Médio Porte? UPA? UBSs? Aprimorou-se o fornecimento de medicamentos gratuitos? Atendimento odontológico? Ampliou-se as farmácias populares? Parceria com a UniFAI? Saúde da Família?

PREFEITURA – Através de parcerias com o Conselho Municipal do Idoso junto às ESFs (Estratégias de Saúde da Família) possibilitou um olhar diferenciado e de maior resolutividade dos “problemas” desta população. No ano de 2018 a zona rural do Município foi dividida para que os seus moradores possam ser atendidos nas ESFsde acordo com a localidade onde moram. Visando otimizar tal ação, ainda foi contratada uma Agente Comunitária de Saúde, que faz o cadastro de toda a zona rural do Município, para que dessa forma possamos ter a real proporção de pacientes por localidade e, após, vislumbrar uma nova territorialização destes pacientes.

O Município foi contemplado com 12 veículos de saúde, 4 ônibus escolares, um trator uma F4000, uma escavadeira hidráulica, um aerador e um triturador de galhos. Adquiridos alguns veículos através de emendas parlamentares, visando à renovação da frota e um melhor conforto para a população que necessita viajar para alguns atendimentos que não são ofertados dentro do Município (especialidades).

No presente ano está sendo realizado um mutirão de cirurgias de catarata em parceria com o Estado.

Não houve implantação do Centro de Atendimento para animais de pequeno e médio porte, contudo, existe um convênio com a UniFAIvisando fazer cirurgias de esterilização de cães de famílias de baixa renda.

Após a publicação da Portaria Nº 3.583, de5de novembro de 2018 (*), estabelecendo os procedimentos para execução do disposto no art. 2º do Decreto nº 9.380, de 22 de maio de 2018, que trata da readequação da rede física do Sistema Único de Saúde oriunda de investimentos realizados pelos entes federativos com recursos repassados pelo Fundo Nacional de Saúde, o Município iniciou os trabalhos de revitalização do prédio da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), onde, após autorização do Ministério da Saúde, pretende implantar o Centro Integrado em Saúde.

Neste ano foi inaugurado a UBS Mário Covas, que está responsável pelo atendimento de aproximadamente 5 mil pessoas que moram naquela região da cidade, e ainda foi aprovada uma emenda no valor de R$ 80 mil visando à reforma de duas das nossas unidades (PAS 1 – UBS Nove de Julho e PAS 2 – UBS Vila Jardim).

Foram mantidos o fornecimento das medicações que fazem parte dos componentes da Assistência Farmacêutica Básica. Outros medicamentos que não entram neste rol são possíveis o fornecimento através de processos administrativos e processos de alto custo junto ao Estado.

Foi implantado Consultório Odontológico nas UBSsDorigoe Cecap. Para o próximo ano pretende-se iniciar a prestação de serviços odontológicos para a população atendida na UBS Mário Covas.

Existem diversas parcerias com a UniFAI usando a estrutura da Secretaria como Campo de Estágio para os diversos cursos relacionados à área da saúde, assim como a implantação da Residência Multiprofissional.

O Município conta com 11 Equipes de Saúde da Família, no ano de 2018, visando melhorar a qualidade do atendimento prestado a população adamantinense. Foram contratados 18  novos Agentes Comunitários de Saúde, com objetivo de aumentar a cobertura das ESFs dentro do Município e também estendendo para a Zona Rural.

O Município, com 10 Estratégias de Saúde da Família, passou por criteriosa avaliação junto ao Ministério da Saúde, visando avaliar a qualidade do Serviço ofertado a população. De uma forma geral o Município foi avaliado satisfatoriamente, pois das 10 equipes avaliadas, uma teve o desempenho MUITO BOM (ESF Jardim Adamantina); outras seis tiveram o desempenho BOM (ESF Vila Cicma; Jardim Brasil; Vila Jardim; Vila Jamil de Lima; Mário Covas 1 e CECAP) e três tiveram o desempenho considerado REGULAR (ESF Dorigo; Centro; e Mário Covas 2). Essa avaliação possibilita o repasse de valores para investimento na melhoria e na qualidade dos serviços prestados pela Atenção Básica do município (ESFs) e também uma maior valorização dos profissionais envolvidos no processo.

5 – Ensino superior

IMPACTO – Quais foram os avanços na área de educação superior em Adamantina? FATEC, núcleo de projetos com a UniFAI, envolvimento do Centro Universitário nas políticas públicas, reestruturação da Santa Casa e outras promessas de campanha.

PREFEITURA – A procura pelo vestibular da FATEC, no curso de Gestão Comercial, tem superado as expectativas e acreditamos que seja pela qualidade do ensino oferecido e a inserção do profissional no mercado, que a cada 10 formandos, nove já saem empregados.

Para o próximo ano está sendo verificada a possibilidade de abertura de novo curso, Agricultura 4.0. Esse curso vem ao encontro do projeto traçado por esta Administração, que dará suporte ao avanço na questão da Agricultura Familiar em nossa região.

A ideia é que as três instituições de ensino superior: UniFAI, FATEC e UNIVESP, em pleno funcionamento em nosso Município, consigam através da extensão colaborar com o desenvolvimento da região, colocando os conhecimentos adquiridos por seus professores e alunos na prática do dia a dia, seja no comércio, na indústria e no agronegócio.

O PPAF (Programa de Políticas da Agricultura Familiar), em parceria com a UniFAI e agora também com a FATEC e UNIVESP, já tem atuado no campo e a tendência é ampliar as atividades práticas oferecendo ao aluno novos conhecimentos e ao produtor apoio na cadeia produtiva. A Santa Casa de Adamantina passa por uma reestruturação e, em breve, deverá contar com 10 leitos UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e ter seu Pronto Socorro passando por reforma e ampliação.

6 – Casas populares

IMPACTO – Adquiriu-se nova área para casas populares? Houve construção de novas casas? Promoveu-se a regularização de conjuntos habitacionais?

PREFEITURA – Estão em construção 99 novas unidades habitacionais no Município no Murilo Jaccoud e Mário Covas. A antiga área destinada para construção de casas populares está em vias de processo de leilão, considerando que o local não foi aprovado pela CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) para novas unidades. Foram realizadas duas tentativas, uma em 2017 e outra em 2018, ambas negadas pela CDHU, demonstrando que a falta de planejamento pela administração anterior vem prejudicando a população.

Após a conclusão do processo de venda da área, será possível a aquisição de novo espaço. Vale ressaltar que existe também uma proposta de permuta por outra área, que vem sendo estudada pela Administração.

Foi realizado o processo de regularização fundiária dos conjuntos habitacionais numa parceria com a CDHU através do Programa Cidade Legal.

7 – Funcionalismo público

IMPACTO – Quais as ações visaram o aperfeiçoamento dos trabalhos dos servidores públicos? Houve revisões e reajustes salariais? O funcionalismo tem valorização das ações positivas em favor da comunidade?

PREFEITURA – Foram realizados as revisões e reajustes salariais dentro da disponibilidade financeira do Município, sempre levando em consideração a valorização do funcionalismo, porém, sem infringir a legislação e nem onerar os cofres públicos. Considerando a necessidade de reestruturação, foi criada a função gratificada visando à valorização do servidor com atribuições além de suas funções normais.

8 – Infraestrutura

IMPACTO – Recapeamento, Parque dos Pioneiros, ampliação de linha de ônibus, cemitério municipal, Jardim Brasil ligando com Itamaraty, anel viário, nova área industrial e canalização de água pluviais. Quais ações do Plano de Governo foram colocadas em prática?

PREFEITURA Destinado a infraestrutura urbana, a Prefeitura, por meio de emendas recebidas, investiu mais de R$ 5 milhões. O recapeamento realizado em toda a cidade compreende em 119.080,46 mil metros. As obras começaram esse ano e continuarão em 2019. A Secretaria de Obras realiza a “operação tapa buracos” duas vezes ao ano, em todos os bairros da cidade. Em 2018 aplicou lama asfáltica em 20 quadras e recuperou parte do pátio da feira. Foi executada na rua AntonioCescom, no Parque dos Pioneiros, a reconstrução de uma galeria paralela com investimentos próprios no valor aproximado de R$70 mil.

Ainda, no Parque dos Pioneiros, será realizada a substituição dos tubos armicos por aduelas de concreto em uma área de mais de 480 metros de extensão. As obras que somam R$ 2 milhões. O recurso foi obtido por meio de um financiamento junto à agência Desenvolve SP.

Já foi adquirida uma escavadeira hidráulica no valor R$ 417 mil com contrapartida do Município de R$167 mil para utilização na obra.

Existe sim a necessidade de ampliação de linhas de ônibus uma vez que houve um crescimento na área urbana do Município e estudos serão realizados neste sentido.

Visando amenizar o problema do cemitério municipal, a Administração implantou o sistema de cemitério vertical o que aumentou a vida útil em mais de 10 anos, além do previsto.

Para a ligação do Jardim Brasil com o Itamaraty será realizado estudo para então buscar emendas para a realização daquele trecho.

Com relação ao anel viário, vamos buscar perante o novo governo que se apresenta no estado de São Paulo recursos para realização desta obra. Iremos realizar um projeto que seja viável de execução.

Como nova área industrial, o CidadeJóia está em fase de implantação e deverá abrigar novas empresas num local privilegiado, as margens da rodovia Comandante João Ribeiro de Barros.

Várias ações têm sido executadas pela Secretaria de Obras visando o controle das águas pluviais. Como já citado em questão anterior, destaque para as obras do Parque dos Pioneiros.

9 – Esporte e lazer

IMPACTO – Ampliação das praças esportivas, ProEduc, escolinhas esportivas, calendário esportivo, Jogos Regionais, estímulo a novas modalidades esportivas, programa Bolsa Talento Esportivo e recuperação de espaços de lazer comunitários. O que houve de efetivo?

PREFEITURANa área de esportes, os investimentos para a construção da pista de skate, reforma do estádio, quadra de grama sintética e adequação do fechamento da quadra poliesportiva do Projeto Asa ultrapassaram R$ 600 mil.

Foi realizada ainda a reforma do ginásio Carlos Santana Bueno Navarro, do campo de malha e bocha, dos banheiros e pintura do piso do ginásio de esportes, além da reforma do sistema de iluminação do ginásio de esportes Paulo Camargo.

A Prefeitura realizou a reforma das quadras de areia Parque dos Pioneiros, a recuperação da quadra de voleibol de areia da praça José Parrila e reformou os placares eletrônicos do ginásio do Navarro, do Paulo Camargo e quadra anexa. Redes de proteção foram colocadas nos ginásios Paulo Camargo, Navarro de Andrade, Flavio dos Santos Oliveira e quadra anexa a UniFAI.

Vamos apresentar em janeiro de 2019 ao novo secretário de Esportes do Estado o interesse de Adamantina ofertar os Jogos Regionais.

O Jardim Itamaraty ganhou uma academia ao ar livre e serão instaladas, em janeiro de 2019, mais três academias ao ar livre nos bairros Jardim Brasil, das Acácias, Vila Freitas, no valor de R$65.519,00.

O ProEduc é um Projeto de Esporte Educacional que visa o crescimento e desenvolvimento humano, promoção da saúde e desenvolvimento da cultura esportiva. Propõe cultivar e incrementar atividades que satisfaçam às necessidades lúdica, estéticas, artísticas, combativas e competitivas de nossas crianças e adolescentes, sob responsabilidade pedagógicas com obrigações educativas relacionados à formação de valores, hábitos e atitudes buscando alterações do quadro de injustiça, exclusão e vulnerabilidade social.

Oferece gratuitamente atletismo e beisebol no Campus IV – ACREA; futebol, vôlei de areia e tênis de mesa no Adamantina Tênis Clube – ATC; efutsal, voleibol, basquetebol e handebol no Campus III, destinado às crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, de escolas públicas e particulares de Adamantina, em contra turno escolar e está em pleno funcionamento.

Mais de 200 alunos de nove escolas de Adamantina participaram do Festival Suricates de Esporte Educacional, no Câmpus IV, na área de atletismo da Acrea(Associação Cultural Recreativa e Esportiva de Adamantina). O evento integra o Programa de Educação Pró-Ativa (ProEduc-UniFAI) da UniFAI(Centro Universitário de Adamantina), por meio da pró-reitoria de Extensão, e foi realizado em parceria com a Prefeitura com apoio do Supermercado Mituo.

Em relatório elaborado pela Secretaria Municipal de Esportes é possível verificar que o Esporte encontra-se em posição de destaque, oferecendo opções praticamente em todas as modalidades esportivas:

10 – Cultura, eventos e turismo

IMPACTO – Calendário anual, formação cultural, modernização da banda marcial e orquestra municipal, Projeto Guri e fortalecimento dos grandes eventos:

PREFEITURA – O calendário anual de eventos vem sendo elaborado anualmente o que tem possibilitado que as entidades tenham maior sucesso, considerando que a organização das datas não compromete nenhuma entidade.

Como formação cultural é realizada na Biblioteca Municipal a contação de histórias com visitas periódicas das escolas, estimulando o gosto pela leitura.

A Banda Marcial e o Projeto Guri estão recebendo apoio e investimentos constantes, visando sempre à continuidade destes importantes projetos. Funcionam como uma complementação da educação, onde o Município possibilita a oferta de educação musical gratuita.

A Expoverde foi realizada com sucesso total no ano de 2018. Com público de mais de 60 mil pessoas, mostra o resgate deste tão importante evento que estimula o comércio e dá visibilidade para o município.

A Festa do Peão também foi resgatada, possibilitando diversão, fomentando o comércio e também consequente visibilidade, colocando Adamantina como um ponto de referência regional na realização de grandes eventos.

O Natal Mágico nos dois anos consecutivos com sucesso total de visitação. Adamantina e região tem se encantado com os enfeites e a visitação maciça a casa do Papai Noel comprova relevante sucesso.

11 – Assistência social

IMPACTO –Ampliou os programas na área de assistência social? A cobertura a Proteção Social Básica com implantação de Cras no Jardim Brasil? Implementou ações para obtenção do selo inicial do Programa São Paulo Amigo do Idoso? Fortaleceu parceria para o desenvolvimento do FAI-Cidadã?

PREFEITURA – A Secretaria de Assistência Social do Município ofereceu as famílias atendidas pelo CRAS (Centro de Referência à Assistência Social) e CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) cursos de geração de renda. Já foram capacitadas mais de 200 pessoas.

Além disso, foi oferecido também o curso técnico de vendas em varejo e o curso de rotinas básicas de garçom. Ao todo, foram capacitadas mais 100 pessoas.

Foi feito ainda a reforma e adequação da quadra do Projeto Asa em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo.

O Município ganhou o CCI (Centro de Convivência do Idoso) no valor de R$ 336 mil, onde respectivo espaço irá beneficiar 200 idosos por mês, referenciados no CRAS.

Foram adquiridos dois carros para o Lar dos Velhos e um veículo mais equipamentos para Casa do Garoto no montante de R$227 mil.

A partir de 2019, os idosos do Município terão aulas de informática por meio do Projeto de Inclusão Digital para Melhor Idade.

Por meio da Campanha Imposto de Renda do Bem, os Conselhos Municipais da Criança e do Idoso arrecadaram R$230 mil. A Campanha de 2018 está em pleno vigor.

12 – Fundo Social de Solidariedade

IMPACTO – Dentro das propostas do plano de governo, o que foi feito?

PREFEITURA – Foram estreitadas as relações junto ao Fundo Social de Solidariedade de São Paulo, abrindo novamente as possibilidades para Adamantina, visando oferecer cursos de qualificação, visando geração de emprego e renda.

Adamantina foi contemplada com horta educativa, Polo Regional de Moda – terceira fase e Escola da Construção Civil – assentador de pisos e azulejos.

Também foram oferecidos cursos de Manicure e Pedicure e Costura Industrial.

A Realização do JORI foi um grande sucesso. A competição foi realizada em Adamantina e reuniu 2.081 pessoas, entre atletas, dirigentes de delegações, comitê organizador, comitê dirigente e árbitros. Participaram competidores de 60 cidades das regiões de Presidente Prudente, Marília e Assis.

O resgate da realização do Natal Mágico com iluminação e a Casa do Papai Noel levando a população para visitar os enfeites e consequentemente o consumo no comércio é estimulado.

13 – Educação

IMPACTO –Propostas: atuação do dirigente municipal mais próxima da comunidade escolar; criação do Programa Educacional, com atividades educativas, culturais, esportivas, ambientais, preventivas e de cidadania, no contra-turno escolar; valorização permanente dos professores; ampliação do diálogo na área da educação com outras políticas sociais; entre outras:

PREFEITURA –Na área da educação, a cidade também obteve avanços. Foram adquiridos mais quatro ônibus escolares. O recurso é de R$919.412,00 oriundos do Sistema Plano de Ações articuladas junto ao FNDE – MEC. Além do crescimento no índice do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), pois meta estabelecida era de 6.4 e Município atingiu 6.9.

Foram investidos R$ 225 mil recebidos do Plano de Ações Articuladas (PAR) e da Quota Estadual de Salário Educação (QESE) para compra de 888 jogos de mobiliário escolar, destinados para EMEF Navarro de Andrade, EMEF TeruyoKikuta e EMEF Eurico Leite de Morais.

Para aquisição de bebedouro industrial, carrinho de bebê, freezer, refrigerador industrial refrigerador doméstico, armário de aço, armário roupeiro, colchão de berço, conjunto alimentação, tatame, projetor multimídia, estabilizador, fogão industrial, lousa de vidro e ventiladores, a Prefeitura investiu R$ 105 mil.

Foram adquiridos 34 micromputadores para a EMEF Navarro de Andrade e TeruyoKikuta. As salas de informática das EMEIsTeruyoKiuta e Navarro de Andrade foram reformadas. Também receberam melhorias a cozinha da EMEI Ciclo I Sonho de Criança, e os parquinhos das EMEI Ciclo I Cantinho da Criança, EMEI Ciclo II Eunice Maris e Domingos Latine.

Os profissionais passam por constantes capacitações para que se mantenham atualizados e estimulados a exercer sua importante função.

14 – Cidade inteligente

IMPACTO –Criar cadastro único do morador de Adamantina e dispobilização de internet grátis com WiFi em praças:

PREFEITURA – Foram instaladas 74 câmeras de monitoramento em Adamantina, distribuídas em 39 pontos da cidade. O investimento de R$ 101.397,37 foi realizado com recursos financeiros do Poder Judiciário local com a parceria da Prefeitura.

15 – Meio ambiente

IMPACTO –Implantar coleta seletiva de lixo; ampliar usina de lixo; reestruturar lei de arborização urbana; ampliar parcerias; entre outras propostas:

PREFEITURA – Implantação do Programa Lixo Bom, visando à coleta seletiva de lixo. Encontra-se em fase final de análise a construção do barracão da coleta seletiva, com recursos federais visando ampliar a usina de lixo e implantar um centro de triagem, com a mobilização de catadores de resíduos sólidos através da cooperativa de catadores.

Apoio a empresa TCL que está com toda documentação técnica protocolada na CETESB aguardando a licença de instalação do aterro a ser instalado no município.

Aprovação do Programa de Eficiência Energética para Compostagem de Resíduos de Poda Urbana em Adamantina visando colocar em operação o Pátio de Compostagem da cidade e utilizar o resíduo proveniente da poda como matéria-prima para fabricação de adubo orgânico. O projeto é uma parceria Prefeitura, UniFAI e Energisa, conforme citado em outra questão.

Recebimento do Certificado Município Verde Azul que atende não somente as melhorias na arborização urbana como também em todas as diretivas do programa: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do solo, esgoto tratado e resíduos sólidos. Adamantina foi certificada em 2017, recebeu a pré certificação na primeira fase de 2018.

Em 2018 foi contratado engenheiro ambiental, via concurso público, objetivando a qualidade técnica na execução das questões ambientais.

Também em 2018 foi aprovado o Programa Municipal de Educação Ambiental. A Ação de educação ambiental deve ser um processo contínuo de informação e formação, crítico e contextualizado e em Adamantina isso agora é assegurado por lei.

Confira o plano do governo completo: proposta_governo1471107661678

FONTEDA REDAÇÃO | GRUPO IMPACTO
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