Tradicionalmente, o Rotary Club de Adamantina reconhece os profissionais que são destaques em suas áreas de atuação. E no mês de novembro o homenageado foi o farmacêutico químico Joahir Castro.
Filho de Pantaleão de Souza Castro e Joaquina Maria Castro, Joahir nasceu em 26 de junho de 1937. Sua esposa é Maria Ignez Costa Castro com quem teve três filhos: Jorge Luiz, Marcelo e Mônica. O homenageado tem seis netas (Sâmia, Bruna, Isabele, Paola, Ana Paula e Maithê) e três bisnetas (Maria Clara, Júlia e Maria Luisa).
Formou-se como farmacêutico químico pela Faculdade Federal de Farmácia do Estado do Rio de Janeiro, em 1962. Licenciado pelo Conselho Nacional de Energia Nuclear.
Joahir Castro participou da UNEF – Força de Emergência das Nações Unidas (Egito) em 1957 e 1958. E trabalhou em diversos hospitais do Rio de Janeiro.
Veio para Adamantina em 1972, quando se associou a Juarez de Paulo, no Laboratório São Paulo, e montou o laboratório da Santa Casa.
Voltou para o Rio de Janeiro em 1983, retornando a Adamantina em 1988, montando o laboratório de Flórida Paulista e, posteriormente, em 1999, o Labiol em Adamantina.
Participou de diversos congressos e cursos dentro da especialidade.
Foi rotariano por 11 anos, tendo sido presidente em 1975/1976.