Sensibilidade nos dentes: como prevenir ou acabar com ela

A sensibilidade pode ocorrer por diversas causas e geralmente está relacionada com desgaste dental ou retração gengival. Veja as dicas da dentista Giovanna Bortoletto

No calor desta época do ano em Adamantina não poder nem pensar em tomar um sorvete para se refrescar? A sensibilidade dental, problema comum na vida de inúmeras pessoas, as quais sentem incômodo ao ingerir alimentos gelados ou quentes, doces e ácidos ou quando o ar entra pela boca.

A sensibilidade pode ocorrer por diversas causas e geralmente está relacionada com desgaste dental ou retração gengival (a retração causa exposição da raiz, parte mais sensível).

“Nosso dente é composto por duas camadas: esmalte e dentina. O esmalte é a estrutura mais rígida do nosso corpo e se encontra na superfície externa do dente, quando ocorre desgaste do esmalte, a dentina é exposta. A dentina é a segunda camada do dente, sendo mais porosa, e apresenta canais que se ligam a polpa (nervo dente), por esse motivo, quando a dentina é exposta ocorre a sensibilidade dental”, explica a dentista Giovanna Bortoletto.

Fatores para o desgaste dental são: escovação forte associada com alta ingestão de alimentos ácidos, bruxismo/apertamento dental, oclusão desbalanceada e doenças gástricas (gastrite e refluxo, por exemplo).

“Para evitar o desgaste dental é importante escovar os dentes de forma leve, sem apertar a escova com força contra os dentes, aguardar 30 minutos antes de escovar os dentes após ingestão de alimentos ácidos (laranja, limão, vinagre, bebidas isotônicas, refrigerantes), e diminuir o consumo desses alimentos, usar placa para o apertamento dental (caso você apresente) e realizar consultas periódicas ao dentista para realizar um checkup bucal”, pontua a profissional.

Existem procedimentos específicos para a sensibilidade dental que amenizam os sintomas e controlam a dor. “As pastas para dentes sensíveis não tratam a sensibilidade, apenas mascaram o problema”, finaliza.


Dentista Giovanna Bortoletto
Fez curso de laminados na APCD, de Araçatuba, e na Unoeste, em Presidente Prudente. Pós-graduanda em prótese dentária na faculdade São Leopoldo Mandic, em Campinas.
Serviços de tratamento de canal, implantes dentários, cirurgia, profilaxia (limpeza), clareamento, restaurações, prótese e lentes de contato dental.


Atendimento na Clínica Dosso
Av. Rio Branco, 23 – Centro – Adamantina
Telefone: (18) 3521-1376
Facebook: dragiovannabortoletto
Instagram: dragiovannabortoletto

FONTEDA REDAÇÃO | GRUPO IMPACTO
Conteúdo anteriorComunidade se mobiliza em campanhas de Natal
Próximo conteúdoMega da Virada pode pagar prêmio de R$ 280 milhões