Se existe um dia certo para montar o maior ornamento e símbolo natalino, também há uma data correta para desmontar a árvore de Natal.
De acordo com a Igreja Católica, o momento adequado para decorar o enfeite clássico da data comemorativa religiosa é o quarto domingo antes do Natal, chamado de tempo do Advento.
Inclusive, sendo ainda mais tradicional, a indicação é que a árvore seja composta ao longo do mês de dezembro para que fique completamente adornada até o Natal.
O pinheiro foi adotado como representação da data porque no hemisfério norte é a única árvore que não perde as folhas no período natalino e isso representa a vida em si.
O conceito do presépio obedece o mesmo princípio. É aconselhado que seja montado lentamente, primeiro com os animais, depois a manjedoura e só mais para perto do dia 25 que se deve trazer os personagens de Maria, José, Jesus e os Reis Magos.
Já o dia eleito para guardar tanto o presépio quanto a árvore de Natal é o dia 6 de janeiro, no caso o primeiro domingo de 2019. Na tradição católica, o dia 6 é tido como o dia em que Jesus recebeu a visita dos três Reis Magos, por isso a data também é conhecida como Dia de Reis.