No sábado (26), uma reunião entre lideranças da região, o secretário de Desenvolvimento Regional do Estado, Marco Vinholi, deputado estadual Mauro Bragato e representantes das Redes Femininas de Combate ao Câncer de Osvaldo Cruz, Dracena e Adamantina discutiram o fato do Governo do Estado ter parado de encaminhar pacientes com câncer aos hospitais especializados de Jaú e Barretos, via SUS (Sistema Único de Saúde).
As lideranças regionais querem mudança na decisão política da Secretaria de Estado da Saúde, que passou a encaminhar os pacientes apenas para unidades da região: Marília, Assis, Ourinhos e Tupã.
Também no final de semana o Hospital Amaral Carvalho de Jaú informou por meio de nota que não foi notificado pelo Estado sobre a mudança na política de encaminhamento.
Já na sexta-feira (25), o presidente da Amnap (Associação dos Municípios da Nova Alta Paulista), prefeito de Parapuã Gilmar Martin Martins, afirmou ao Jornal Impacto que vai acompanhar a movimentação das entidades de voluntários de assistência aos pacientes e dos municípios. Gilmar deve pedir uma audiência com o médico José Henrique Germann, atual secretário estadual de Saúde.
“No sábado estive em audiência com o secretário de Estado de Desenvolvimento, Marco Vinholi, que acatou nossos pedidos e de várias cidades da região com o apoio do deputado estadual, Mauro Bragato (PSDB), no sentido de encaminhar ao governador João Dória nosso pleito”, disse o vereador de Osvaldo Cruz, Ricardo Spada, o Bitinha (PSDB), que acompanhou membros da diretoria da Rede Feminina de Combate ao Câncer na audiência em Presidente Prudente.