O prédio do antigo Instituto Educacional de Adamantina desabou na noite de quarta-feira (16). Há três anos desativado, parte da estrutura (telhado e paredes) veio abaixo, junto com a história do imóvel, que durante décadas foi sinônimo de ensino.
Equipes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Prefeitura estiveram no local, que fica no cruzamento da alameda Santa Cruz com a rua General Izidoro, para isolamento do prédio.
Segundo a Polícia Militar, o imóvel deve passar por uma vistoria para verificar as condições da edificação e riscos de novos desabamentos.
Ninguém se feriu.
Ao IMPACTO, a Prefeitura de Adamantina informou que “só tem responsabilidade sobre edificações novas ou antigas se estiverem em uso para funcionamento de empresas, porque, para funcionar, as empresas precisam apresentar junto ao Poder Público as atividades que estão em funcionamento, sem o qual não se expede alvará”.
Ainda, segundo nota da Administração Municipal, “quanto aos imóveis particulares em desuso, toda responsabilidade é do proprietário e/ou responsável. As estruturas antigas pertencentes ao município são fiscalizadas”, informou. “O Poder Público só interfere quando as construções em desuso concorrem indiretamente para a insegurança de vizinhos e pessoas interessadas, mediante solicitação do proprietário ou denúncia e no caso, nenhuma solicitação foi encaminhada”, ressalta na nota.