
O governo de São Paulo anunciou na sexta-feira (15), a concessão de 1.201 quilômetros de rodovias, com previsão de ao menos R$ 9 bilhões de investimentos ao longo de 30 anos.
O trecho inclui a concessão da Centrovias (rodovia Washington Luís), operada pela Arteris, cujo contrato está prestes a vencer, e outras rodovias que atualmente são operadas pelo DER (Departamento de Estadas de Rodagem), como a SP-294 (rodovia Comandante João Ribeiro de Barros) e SP-425 (rodovia Assis Chateaubriand), que cortam a microrregião de Adamantina.
“Trata-se de um anúncio importante. É o primeiro pacote de concessões de estradas e rodovias do nosso Governo. O novo lote incorpora um trecho concedido anteriormente e rodovias com administração direta. São concessões inéditas”, explicou o governador João Doria (PSDB).
O modelo tarifário da nova licitação terá redução de até 20% no valor do pedágio das praças atualmente operadas pela Centrovias e desconto adicional de 5% para quem usar o sistema eletrônico de tag. Além disso, a nova concessão prevê tarifa flexível por fidelidade, com desconto progressivo para usuários frequentes, e a possibilidade de implantação do sistema Ponto a Ponto, no qual usuários pagam por trecho percorrido.
“Neste novo modelo teremos algumas novidades, entre as mais importantes, a implantação da tarifa flexível desde o início do contrato, que vai estabelecer a oportunidade de em trechos e/ou horários a redução de tarifas, com o objetivo de melhorar o escoamento nas rodovias, diminuindo o trânsito nos horários de pico e o impacto ambiental”, acrescentou Doria.
Entre as intervenções previstas estão duplicações, faixas adicionais, vias marginais e contornos urbanos, obras que melhoram a fluidez, o escoamento da produção regional e a segurança viária. Também serão implantados acostamentos, novos acessos e retornos, recuperação de pavimento, passarelas e ciclovias.
No Oeste Paulista estão previstos ainda a instalação de uma praça de pedágio em Rancharia, no km 532 da SP-284 (rodovia Prefeito Homero Severo Lins); outras duas em Martinópolis, nos kms 400 e 434 da SP-425; em Tupi Paulista, em Santa Mercedes e em Lucélia, nos kms 665, 670 e 589, respectivamente, da SP-294.
Segundo calendário da Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), a primeira audiência pública que trata do programa de concessão será no dia 12 de março, em Osvaldo Cruz. A Artesp ressalta, também, que todos os locais de praças apresentados na documentação são propostas preliminares e que só serão definitivas com a publicação do edital, após as contribuições recebidas em audiências e consulta pública.
A concessão a SP-294 é dividida em dois lotes. O primeiro, entre Bauru e Marília, e o segundo contempla o trecho entre Marília a Panorama, com a duplicação até a altura do trevo coma SP-425, em Parapuã, e entre Parapuã a Panorama, a construção de faixas adicionais em pontos específicos da rodovia.
Melhorias no trecho de Adamantina
Na segunda-feira (18), os vereadores de Adamantina aprovaram requerimento dirigido a Artesp que reivindica diversas melhorias para trecho urbano da SP-294. Segundo o vereador Acácio Rocha (DEM), que encabeça a iniciativa, as reivindicações têm urgência e terão efeito imediato, se executadas. Além disso, ele considera o investimento como estratégico, já que Adamantina é uma das poucas cidades do trecho Marília a Panorama em que a rodovia SP-294 atravessa o perímetro urbano.
As solicitações consistem em dois novos acessos, a melhoria de um acesso já existente e a instalação de duas passarelas de pedestres.