Jovem da Fundação Casa passa em primeiro lugar na faculdade

Interno de 18 anos também conseguiu bolsa de estudos integral pelo ProUni e estágio no Instituto Butantan após sair da Fundação

O Governador do Estado de São Paulo, João Doria, participa de homenagem ao interno Fundação Casa de Limeira aprovado em 1º lugar no Enem e ganhou bolsa integral na universidade, realizada no Palácio dos Bandeirantes (Foto: Governo do Estado de São Paulo)

O Governador João Doria recebeu nesta terça-feira (12) um adolescente que cumpre medida socioeducativa na Fundação Casa da cidade de Limeira, no interior do Estado, e passou em primeiro lugar no curso de Educação Física da Universidade Paulista (Unip).

O encontro aconteceu no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo do Estado de São Paulo. “Eu fiquei muito sensibilizado quando vi o seu esforço para estudar, para aprender e, principalmente, o resultado que você teve. Você se superou”, disse Doria durante o encontro.

O jovem de 18 anos conquistou a bolsa de estudos integral após ter atingido a pontuação necessária no Exame Nacional de Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL) e se classificar no Programa Universidade para Todos (ProUni). Ele escolheu este curso porque ficou muito próximo dos profissionais de educação física após a sua chegada na Fundação Casa.

“Quando eu cheguei na Fundação eu já tinha terminado os estudos, mas mesmo assim eu me propus a fazer as aulas e tive apoio de outros agentes, me ajudando em aulas particulares, para que tivesse um aprendizado melhor”, afirmou o interno.

Desde o início de março, o adolescente tem feito as aulas do curso superior. Por ser ensino à distância, o rapaz acessa o sistema a partir da área administrativa do centro socioeducativo para estudar. Uma vez por mês, ele deve ir a uma unidade local da Universidade realizar atividades presenciais. Enquanto estiver cumprindo a medida socioeducativa, a Fundação Casa providenciará seu deslocamento.

O Governo do Estado também ofereceu para o estudante um estágio no Instituto Butantan após sair da Fundação Casa, pois ele ainda pretende cursar Medicina Veterinária futuramente.

“Não se pode desperdiçar as oportunidades que a vida dá. São poucas vezes que ela bate na porta, quando bate. E às vezes não é só bater, eu também tive que correr atrás de tudo isso. Não dá pra acreditar onde eu vim parar com apenas 18 anos. Tem pessoas que imaginam chegar aqui e não conseguem. E eu acabei chegando. Uma coisa que eu não esperava”, disse o interno.

O adolescente que foi recebido pelo Governador é um dos 47 jovens que cumprem medida socioeducativa na Fundação Casa que conseguiram pontuação no Enem PPL e, consequentemente, estão aptos a concorrerem a  vagas para o ProUni. Desde 2016, 47 adolescentes da Fundação Casa foram aprovados em instituições de ensino superior.

FONTEDO PORTAL DO GOVERNO DO ESTADO
Conteúdo anteriorPrefeitura alerta sobre sanções aos imóveis com proliferação do mosquito da dengue
Próximo conteúdoCardim protocola pedidos de melhorias em trecho de Adamantina da SP-294