Farmacêuticos orientam sobre os riscos da automedicação nos casos de dengue, zika e chikungunya em Adamantina

População receberá informações sobre os possíveis sintomas e medicamentos que devem ser evitados em caso de suspeita das doenças. Ação acontece neste sábado

Quem passar pela área externa do anfiteatro da biblioteca municipal de Adamantina no sábado (23), receberá informações sobre dengue, zika e chikungunya. A ação, promovida pelo Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo, faz parte da Campanha “Farmacêuticos contra a dengue, zika e chikungunya”, conta com farmacêuticos voluntários e visa conscientizar a população sobre as doenças, assim como informar sobre os principais cuidados, formas de prevenção, além de alertar sobre os riscos da automedicação.

Como os sintomas das três enfermidades são semelhantes, a pessoa com suspeita dessas doenças deve evitar o uso de medicamentos como o ácido acetilsalicílico, ibuprofeno e outros anti-inflamatórios não esteroidais, pois eles podem causar hemorragia e até levar à morte. Os farmacêuticos vão abordar as pessoas, falar sobre as doenças e explicar porque esses medicamentos devem ser evitados.

O uso correto de repelentes naturais e sintéticos também será abordado durante a ação.

Para o presidente do CRF-SP, Dr. Marcos Machado, é muito importante os farmacêuticos participarem de ações de prevenção dessas doenças. “O farmacêutico é o profissional de saúde mais acessível à população, já que está sempre disponível nas farmácias. É um profissional capacitado para identificar possíveis sinais e sintomas das doenças, orientar o paciente e o encaminhar para os serviços de saúde para receber o atendimento adequado e assim evitar possíveis complicações para a saúde do paciente”.

Mais de 3 mil pessoas orientadas

A mesma ação aconteceu nos dois últimos sábados, nas cidades de Álvares Machado Araçatuba, Araraquara, Avaré, Barretos, Bauru, Campinas, Colina, Fernandópolis, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Pitanga, São João da Boa Vista e São Paulo e alcançou mais de 3000 pessoas nas oito regiões.

FONTEASSESSORIA DE IMPRENSA
Conteúdo anteriorOrdem DeMolay é homenageada pela Câmara de Adamantina
Próximo conteúdoPrefeitura divulga mapa de áreas de risco com incidência de escorpiões