O INSS Digital é uma ferramenta importante para auxiliar o dia a dia de advogadas e advogados que atendem a demandas no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A partir de segunda-feira (8), a Seção São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil começa a cadastrar a advocacia de Dracena e região, conforme cronograma de datas (veja quadro), possibilitando o acesso ao sistema de processo digital para a realização de requerimentos no INSS.
Por meio da internet, será possível advogadas e advogados protocolarem e acompanharem requerimentos dos seguintes benefícios rurais e urbanos: aposentadorias por idade ou por tempo de contribuição, aposentadoria especial, salário maternidade, pensão por morte e auxílio reclusão. Essa facilidade deve melhorar o atendimento do cidadão que tem direito aos benefícios do Instituto.
Conforme Acordo de Cooperação Técnica entre a OAB SP e o INSS, a Ordem paulista será a responsável pela realização do cadastro de advogadas e advogados para o acesso ao sistema do INSS Digital. Essa operação consiste na assinatura, por meio eletrônico, de Termo de Compromisso de Manutenção de Sigilo e o posterior envio dos dados para o Instituto. Tudo é feito via site da OAB SP – www.oabsp.org.br/servicos/inss-digital
Para auxiliar a advocacia a familiarizar-se rapidamente com o INSS Digital, a OAB SP preparou quatro vídeos tutoriais apresentando informações sobre os equipamentos necessários, como fazer o cadastro no INSS Digital (via site da OAB SP), quais os modelos de requerimentos oferecidos pela Ordem e como montar o processo com a documentação digitalizada.
