Posso tomar vinho branco no inverno?

Os vinhos certos para o inverno são aqueles mais opulentos, encorpados e complexos

Você pode tomar o que quiser, quando quiser e onde quiser, desde que isso lhe dê prazer. Esse é o grande segredo do vinho.

Agora, falando tecnicamente, a resposta também é: claro que sim! Mas você deve escolher o vinho certo e os vinhos certos para o inverno são aqueles mais opulentos, encorpados e complexos.

Que uvas produzem esse tipo de vinho? As uvas Chardonnays, Viognier e a Sémillon, por exemplo. E dê preferência aos vinhos que estagiaram em barris de carvalho. O carvalho proporciona peso ao vinho, adicionando toques de torrado e defumado aos já tradicionais toques de frutas dos vinhos brancos.

Os vinhos brancos encorpados são indicados para serem consumidos no inverno porque mostram força e peso, equilibrados com frutas e acidez. São secos e não são tão refrescantes como os vinhos brancos leves, produzidos, por exemplo, com sauvignonblanc ou pinotgrigio. Por isso eles podem acompanhar comidas mais fortes e gordurosas, como carnes de porco, bacalhau ou salmão.

São também indicados para acompanhar o tradicional fondue de queijo numa noite fria.

Os brancos encorpados são os vinhos mais indicados para maridar com uma tábua de queijos, pois eles indubitavelmente levam a melhor sobre os tintos, uma vez que realçam mais os sabores dos queijos

Outra boa pedido é fazer par com sopas e caldos, mesmo aqueles mais pesados, como os que levam paio e calabresa.

Fique atento, contudo, à temperatura do vinho. Os brancos encorpados, para terem seus sabores realçados, não devem ser tomados muito gelados. A temperatura ideal é entre 10 e 12 graus.

DICA DE VINHO

Para ilustrar a coluna de hoje selecionei um vinho chileno feito com a uva Viognier, chamado de Insolente (vejam a audácia), safra 2016.

O vinho descansou no decanter depois de aberto por meia hora. Sim, vinhos brancos também podem ser decantados, sobretudo esse tipo de branco, para que seus aromas e sabores sejam realçados. No nariz o vinho revelou notas florais e também de frutas, como abacaxi e damasco e leve toque de mel, porém, no palato, revelou notas mais complexas, de tostado, defumado e castanhas. Com bom corpo, ótima intensidade e boa estruturao vinho ficou ótimo escoltando um bacalhau ao forno, mas ele poderia harmonizar também com um lombo de porco ou uma massa de quatro queijos.

Isso é o que se pode chamar de vinho branco de inverno!

Conteúdo anteriorAdamantina protocola projeto de Centro de Treinamento de Futebol no Consulado do Japão
Próximo conteúdoHospital aponta dengue hemorrágica como uma das causas da morte da bebê de 4 meses