Presidente da festa, o secretário de Planejamento João Vitor Marega destaca os atrativos da ExpoVerde 2019 (Foto: João Vinícius | Grupo IMPACTO)

A programação da ExpoVerde 2019 (29ª Feira do Verde e Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Adamantina) começa neste domingo (1º), com a realização da Cavalgada do Bem. Este ano a festa, que conta com assinatura da empresa Cabeludo Eventos, deve atrair mais de 80 mil pessoas.

Serão cinco dias de evento, que começa na próxima quarta-feira (4), com diversas atrações, que vão desde shows musicais e rodeio até exposições de empresas, plantas e amimais.

Há duas semanas foi iniciada a instalação da estrutura no recinto poliesportivo da cidade. Neste sábado (31), está programada a montagem dos estantes e, a partir de segunda-feira (2), a chegada das barracas.

PREPARAÇÃO

A preparação da ExpoVerde 2019 iniciou em fevereiro quando foi definida a Comissão Organizada, presidida pelo secretário de Planejamento, João Vitor Marega. De lá para cá, a equipe da Prefeitura se mobilizou para organizar o evento que chega com a expectativa de ser o “maior da história”.

Serão 40 expositores comerciais, 53 de plantas, 45 de bovinos, 30 de ovinos, nove de equinos, além de 18 estandes destinados para entidades e órgãos públicos, como Fatec Adamantina (Faculdade de Tecnologia), Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo), Apta (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios) e associações de produtores rurais.

“Quando realizamos a festa no ano passado, ainda havia um receio sobre o processo de organização devido aos problemas passados. Este ano, iniciamos a preparação com antecedência e já com credibilidade junto aos expositores, devido à consolidação do trabalho sério realizado em 2018. Por isso a expectativa é das melhores, de ser uma grande festa para a população, que alia atrações para o lazer, fomento da economia e consciência ambiental”, diz Marega.

O tema do evento, sustentabilidade, deverá estar inserido em toda a estrutura da festa. “Desde uma lixeira até as exposições, a sustentabilidade estará destacada na ExpoVerde 2019. Nesta edição teremos um grande diferencial, o lançamento do projeto piloto da cooperativa de catadores de Adamantina. Eles farão a coleta e separação de todo o lixo produzido pela festa. Além disso, haverá mais de 100 lixeiras ecológicas feitas em garrafas pet a partir de ação em conjunto com as escolas municipais”.

Os visitantes também poderão conferir maquete que traz o contraste de uma cidade com ações ecologicamente corretas e outra em degradação, visando estimular os frequentadores a refletir sobre consciência ambiental.

“Ainda, no tema sustentabilidade, haverá o lançamento do projeto de compostagem da Energisa, que doará ao Município um trator, um caminhão e um triturador de galhos”, divulga o presidente da ExpoVerde.

A Comissão Organizadora também pretende sensibilizar o público quanto à importância dos diversos aspectos dos insetos na sustentabilidade ambiental. Pela primeira vez em Adamantina estará a estrutura completa do Planeta Inseto.

OUTRAS ATRAÇÕES

Além dos atrativos ambientais e educacionais, a ExpoVerde contará com palestras e eventos paralelos voltados aos agricultores e pecuaristas da cidade. Pelo segundo ano consecutivo haverá a Feira de Touros Pró-Genética promovida pela ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu), com objetivo disseminar a comercialização de animais com a segurança genética comprovada. 

Outro grande atrativo da festa é o rodeio. A ExpoVerde 2019 terá etapa do CRP (Circuito Rancho Primavera), o mesmo do Adamantina Rodeo Festival.

Já em relação aos shows musicais, pelo menos três dos cinco são com artistas de renome nacional.

A atração do primeiro dia (quarta-feira) é a dupla Thiago & Graciano. No segundo dia de festa (quinta-feira), a animação é por conta de Munhoz & Mariano. Os cantores Thaeme & Thiago se apresentam na sexta-feira, dia 6 de setembro. Brenno & Matheus cantam no dia 7, feriado da Independência. E os clássicos de Jads & Jadson fecham o grande evento, no domingo.

A ExpoVerde conta ainda com parque de diversão, camarotes, boate e praça de alimentação, com a participação das entidades locais.

PARTICIPAÇÃO DAS ENTIDADES

Por mais um ano, a Instituição Carlos Pegoraro – Casa do Garoto, a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais ), o IAMA (Instituto de Assistência ao Menor de Adamantina Santo Cheraria) e a Casa da Sopa marcam presença na festa.

O cardápio servido pela Casa do Garoto terá espeto de boi, espeto misto (boi e carneiro), espeto de carneiro e frango a passarinho, além dos acompanhamentos arroz, mandioca, molho e pão.

A Apae levará para o recinto poliesportivo as opções de espeto misto (boi e linguiça) com os acompanhamentos arroz, mandioca, farofa e molho. 

Já o Iama servirá costelão, espeto misto (boi e linguiça), espeto duplo, porção de frango empanado e os acompanhamentos arroz, pão, mandioca e molho.

A Casa da Sopa oferecerá como opções de alimentação marmitex tanto no almoço quanto no jantar e porções de nhoque, kafta, pastel e frango passarinho apenas no período da noite.

E, a fim de levar aos participantes da ExpoVerde 2019 uma opção a mais, as entidades funcionarão no horário do almoço, no domingo (8).

UM EVENTO PARA TODOS

A ExpoVerde é um evento voltado para todos. A afirmação é do presidente da festa, que destaca parceria com a Polícia Militar para a segurança dos frequentadores. “Temos atrações para todos os perfis de público, para as famílias de Adamantina. No ano passado não tivemos incidentes no evento, e, mesmo assim, ampliamos a equipe de segurança particular. A ExpoVerde conta com ronda interna e externa dos policiais militares”, pontua Marega.

O recinto poliesportivo ficará aberto, do dia 5 ao dia 8, das 9h às 17h, e depois reabre às 19h30.

CAVALGADA DO BEM

Abrindo a programação da festa, acontece neste domingo a Cavalgada do Bem em prol ao Iama, entidade que atende crianças de 5 a 15 anos.

A saída está marcada para às 10h, do Campus III da UniFAI (Centro Universitário de Adamantina). De lá, os cavaleiros seguem até o Campus II da UniFAI, descem a avenida Rio Branco até a altura do Banco do Brasil seguindo pela avenida Adhemar de Barros até a Aspuma (Associação dos Servidores Públicos Municipais de Adamantina), onde o almoço será servido a partir das 12h, porém os portões já estarão abertos para receber os participantes às 10h.

O valor do convite para os cavaleiros será R$15, e para os demais, será de R$25. Crianças até 10 anos não pagam.

Os pontos de venda são: Carnes e Companhia; Florada Poços Artesianos; na sede do Iama; na Secretaria de Planejamento e no Escritório Novo Mundo. Os convites também serão comercializados no local do evento a partir das 10h.

CAMAROTES

Opção diferenciada para curtir a festa, o camarote conta com visão privilegiada e acesso a boate, a mesma estrutura do Adamantina Rodeo Festival.

Ainda restam alguns locais. Mais informações podem ser obtidas no: (18) 9.9711-7458 (Alessandro dos Santos).