Adamantina instala ‘minicidade’ para orientar crianças sobre o trânsito

Atividade faz parte da Semana Nacional de Trânsito, que começa nesta quarta-feira (18), e conta com organização Prefeitura de Adamantina e da Polícia Militar

‘Minicidade’ do trânsito é instalada próxima ao recinto poliesportivo de Adamantina (Foto: Cedida | PM)

A Prefeitura de Adamantina e a Polícia Militar abrem, nesta quarta-feira (18), a Semana Nacional do Trânsito, campanha voltada para a conscientização da sociedade sobre um trânsito seguro e que tem por objetivo reduzir o número de acidentes na cidade e rodovias. Este ano, o tema é “No Trânsito o Sentido é a Vida” e a semana ocorrerá no período de 18 a 25 de setembro. No Brasil morrem, por ano, mais de 35 mil pessoas.

Para atingir o objetivo da campanha, que é a conscientização, foi montada uma ‘minicidade’ do trânsito próximo ao recinto poliesportivo. No local, estudantes de Adamantina receberão instruções sobre a legislação brasileira referente ao tema.

Segundo os organizadores, o projeto visa despertar a curiosidade e o desejo de entender as regras que orientam o trânsito da cidade. “É uma educação inteligente, já que coloca os alunos dirigindo dentro da minicidade”, pontuam.

O projeto conta com dois momentos distintos: teórico e prático. Na parte teórica, o agente de trânsito ensina sobre as condutas aos participantes enquanto pedestres, ciclistas, passageiros e motoristas. Na parte prática e lúdica, os estudantes conduzem os veículos disponibilizados e agem como pedestres, passageiros e motoristas, seguindo as regras de trânsito que aprenderam.

A ‘minicidade’ reproduz o ambiente urbano com ruas, com placas de sinalização, faixa de pedestres, semáforos, prédios e veículos elétricos. “Através da informação pode-se prevenir acidentes”, destacam os organizadores.

Além da visita das escolas à ‘minicidade’, haverá operação de trânsito na base da Polícia Militar com fiscalização e entrega de panfletos na quarta-feira (18), marcando a abertura da semana de conscientização.

No sábado (21), acontece o Projeto Fixa Viva no cruzamento da avenida Rio Branco com a rua Deputado Salles Filho, das 9h às 13h. Nesta atividade, o Demtran (Departamento Municipal de Trânsito), Polícia Militar e Interact Club vão orientar a população sobre a importância da travessia na faixa de pedestres.

Conteúdo anteriorAluna de Medicina leva atendimento a comunidades ribeirinhas de Rondônia no Doutores Sem Fronteiras
Próximo conteúdoJuízes de Adamantina, Pacaembu e Tupã participam de curso sobre crime organizado na Itália