A educação está avançando em Adamantina. É o que mostra o Ioeb (Índice de Oportunidades da Educação Brasileira), medido e publicado pela Comunidade Educativa Cedac que trabalha desde 1997 pela melhoria das condições de aprendizagem nas redes públicas.
O levantamento considera indicadores como o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) dos anos iniciais e finais do ensino fundamental, matrículas líquidas no ensino médio, grau de escolaridade dos professores, tempo de experiência dos diretores e até os anos de estudo dos pais dos alunos.
Divulgado na última semana, o Ioeb revelou que 24% dos 4.909 municípios avaliados não conseguiram avançar em relação as edições anteriores. Adamantina está no grupo de cidades que registraram crescimento, passando de 5,0 em 2017 para 5,2 este ano.
Atualmente a cidade conta com quatro unidades de ensino fundamental, oito creches municipais e uma conveniada e mais três pré-escolas, totalizando 2522 estudantes. Aproximadamente são 350 professores e servidores no setor em Adamantina, quantidade superior a totalidade de muitos municípios da região.
Para alcançar bons resultados, Adamantina vem investindo nas unidades de ensino, para melhoria da estrutura utilizada pelos estudantes. Recentemente a Prefeitura instalou aparelhos de ar-condicionado em todos as unidades infantis e, no próximo ano, a benfeitoria deverá abranger as escolas de ensino fundamental.
“Muita coisa ainda precisa ser concretizada, mas estamos avançando bastante. Hoje vivemos outra realidade na área da educação, trabalho feito com compromisso e controle dos recursos públicos”, destaca o secretário de Educação, Osvaldo José.
Até 31 de agosto, a Prefeitura investiu 26,09% das receitas no ensino, sendo que o exigido por lei é de 25%.
IOEB
O Ioeb foi criado em 2015 por Reynaldo Fernandes, ex-presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), e Fabiana de Felicio, ex-diretora de estudos educacionais do Inep, e considera o Ideb e outras variáveis de acesso, como vagas em creche e pré-escola.