Morre o pioneiro Dyonisio Barusso

Dyonisio era reconhecido pelo trabalho na advogacia e contabilidade, atuando por 63 anos no Escritório Titan

Dyonisio Barusso (Foto: Arquivo Pessoal)

O advogado e contador Dyonisio Barusso faleceu às 22h45, desta terça-feira (26). O adamantinense tinha 79 anos e deixa um filho, o também advogado e contabilista Fernando Cezar Barusso.

Dyonisio nasceu em 26 de março de 1940, em Guaymbê, na época distrito de Lins. Ele é segundo de quatro filhos do casal Ângelo Barusso e Rosa Pincerato.

Com apenas um ano de vida, sua família mudou para Adamantina, até então distrito de Lucélia. Eles se estabeleceram na região do Córrego Oriente, onde seu pai desbravou a mata e cultivou café.

Ao relembrar sua trajetória durante o recebimento do título de Cidadão Adamantinense, em setembro, Dyonisio destacou a visão dos pais, que diferente da maioria dos pioneiros, deixou a zona rural e vieram residir na cidade a fim de que os filhos pudessem estudar.

Ele completou o primário no 1º Grupo Escolar de Adamantina, formou em Técnico de Contabilidade no Colégio Ateneu Bento da Silva e cursou até o terceiro ano a Faculdade de Direito Toledo de Ensino de Presidente Prudente, completando o curso de bacharel em Ciências Jurídicas na primeira turma da Faculdade de Direito da Alta Paulista, de Tupã.

Apesar de sempre focar nos estudos, Dyonisio trabalhou desde cedo. Aos 13 anos foi contratado com office boy de um escritório de empresas. Em maio de 1956 foi contratado e registrado no Escritório de Contabilidade de Alcides Tiritan, como auxiliar de contabilista.

Neste trabalho passou por diversos setores até se tornar sócio em janeiro de 1968. Ao destacar sua vida profissional, enfatizou que sempre acompanhou as inovações, modificações e evolução do setor contábil, além de estar por dentro das modificações nas legislações tributárias e fiscais.

Ele exerceu por 34 anos consecutivos o cargo de Delegado de Jurisdição da Delegacia do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo. Também teve atuação marcante na área social de Adamantina, com passagens pela Santa Casa, Lar Cristão, Associação Predial e Rotary Club, sendo associado desde 1974.

“A contabilidade foi e é o esteio que sustentou e sustenta minha vida, muito embora com a saúde um pouco fragilizada, sinto-me a vontade para dar continuidade à profissão. Prezo muito meus clientes, meus sócios e funcionários. Tenho meu filho perto de mim, depois de muitos anos morando fora. Amo minha nora e minha neta de 8 anos, estimo os companheiros do Rotary, a legião de amigos que conquistei e a cidade de Adamantina, que tão bem acolheu minha família e onde cresci, estudei e me consolidei profissionalmente. Vivo bem e feliz, aprendi a amar o próximo e a colaborar com a s necessidades alheias”, pontuou Dyonisio, em seu discurso durante recebimento da honraria em 3 de setembro.

O funeral acontece no Velório Municipal de Adamantina, na Sala 2. E o sepultamento será às 16h30, nesta quarta-feira (27).

Conteúdo anterior‘Boteco do Vô Horácio’ promove festival de hambúrguer no próximo dia 7
Próximo conteúdoPrevisão de chuva para esta quarta-feira; termômetros devem chegar aos 30ºC