Saiba mais sobre os benefícios da Laserterapia para aleitamento materno

A fisioterapeuta Carla J. Sichieri Peres e a dentista Natália Ferrari oferecem para Adamantina e região tratamento diferenciado em Laserterapia e Manejo no Aleitamento Materno

Dentista Natália Ferrari e fisioterapeuta Carla J. Sichieri Peres estão à frente da Mater Dom (Foto: Divulgação)

Pioneiras e habilitadas no uso do LBI, o Laser de Baixa Intensidade, a fisioterapeuta Carla J. Sichieri Peres e a dentista Natália Ferrari oferecem para Adamantina e região tratamento diferenciado em Laserterapia e Manejo no Aleitamento Materno.

Na Fisioterapia, o método com luzes vermelha e infravermelha é indicado para inflamações articulares, musculares e nos tecidos; como analgésico, promovendo o esgotamento das terminações de dor; para reparação tecidual; e lesões como escaras de pressão, pé diabético, cicatrização de cirurgias e dermatites.

Já na Odontologia, a técnica é aplicada no pós-operatório, em aftas, herpes, sensibilidade dentinária, dores da ATM (Articulação Temporo-Mandibular), mucosites (consequências de rádio e quimioterapias), lesões traumáticas e para o alívio nos sintomas durante o nascimento dos dentes do bebê.

E, para ambas as especialidades, destaca-se o uso para complicações dentro do processo do Aleitamento Materno, como as escoriações, as fissuras, as lesões mamárias e os ingurgitamentos (quando a produção de leite é maior que a retirada), que tanto dificultam a mamada e o sucesso deste bebê no aleitamento exclusivo.

Com objetivo de se aplicar um tratamento adequado aos pacientes que poderão se beneficiar com as aplicações deste equipamento, a Mater Dom surge com um olhar atencioso e preocupado com as mamães que acabam desistindo de amamentar devido a dor e sucessivas tentativas frustradas de manter o bebê no peito.

“Contudo, mesmo autores descrevendo que na sua fisiopatologia a lesão mamilar engloba ferimentos ou mudança patológica da pele do mamilo e que, nem sempre está relacionada com a amamentação, a imaturidade, a inexperiência, uma pegada errada, o mau posicionamento da mãe e do bebê nos seus braços, uso de bicos artificiais, mamas muito cheias (ingurgitamento), sucção ineficiente, entre outros fatores podem favorecer o surgimento das temidas fissuras mamárias”, explica Dra. Carla.

Entretanto, para que tais fatores não contribuam para o sofrimento do amamentar, o Laser de Baixa Intensidade vem aliado às práticas do manejo clínico para o aleitamento, se colocando como coadjuvante no tratamento favorecendo o alívio das substâncias químicas liberadas no processo da dor, diminuindo o edema, estimulando a produção de ATP (adenosina trifosfato) celular e fazendo uma “limpeza” na área comprometida.

O uso do LBI, associado às orientações adequadas do manejo no aleitamento, reduz o desconforto causado pela dor e isso já ajuda no estímulo do aleitamento materno, fazendo com que a mãe tenha o desejo de manter o bebê no peito exclusivamente pelo menos até os 6 meses de idade como preconiza a OMS (Organização Mundial de Saúde).

“Não permitamos que o momento de amamentar seja lembrado apenas pela dor. O vínculo, o contato, as sensações, o desejo de que este momento seja único e prazeroso pode e deve ser mais importante. A equipe Mater Dom entende ser muito mais que colocar o bebê para mamar!”, pontua Dra. Natália. “Consultas em domicílio, trabalhando com a necessidade de cada família, fornecendo consultorias além de cuidados com os bebês, através da Shantala (massagem) e a profilaxia e atenuação dos sintomas referentes ao nascimento dos primeiros dentinhos”, complementa sobre a atuação das profissionais.

CARLA J. SICHIERI PERES

Formação em Fisioterapia há 15 anos, pós-graduada em Fisioterapia Hospitalar e Fisioterapia Pediátrica e Neonatal e habilitada em Manejo no Aleitamento Materno pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein.

NATÁLIA FERRARI

Formação em Odontologia há 11 anos, pós-graduada em Endodontia, com curso de Odontologia Neonatal e Aleitamento Materno e Aprimoramento de Odontologia Hospitalar com ênfase em Unidade de Terapia Intensiva, e habilitada no uso do laser para os fins odontológicos.

Conteúdo anteriorUniclínica alia atendimento humanizado com conforto para seu bem-estar
Próximo conteúdoMulher filma motorista de ambulância de Osvaldo Cruz durante abuso sexual