Toninho Tasca: uma trajetória de 50 anos no comércio de Adamantina

Em 50 anos de trajetória, o empresário fidelizou clientes e inovou, apostando em uma loja segmentada na época que os estabelecimentos eram mais generalistas e ofereciam grande leque de produtos. Com olhar visionário fundou a primeira loja de colchões da Alta Paulista, referência até hoje no segmento

Equipe Loja Conforto (Fotos: Arquivo Pessoal)

Antônio Tasca, mais conhecido como Toninho, é um dos nomes mais conhecidos do comércio de Adamantina. Em 50 anos de trajetória, o empresário fidelizou clientes e inovou, apostando em uma loja segmentada na época que os estabelecimentos eram mais generalistas e ofereciam grande leque de produtos. Com olhar visionário fundou a primeira loja de colchões da Alta Paulista, referência até hoje no segmento.

Toda essa história teve início em 1946, em Flórida Paulista. Toninho nasceu em uma família com vários irmãos, mas desde pequeno assumiu as responsabilidades junto ao seu pai. Anos depois em uma propriedade rural atuou no serviço braçal, sendo auxiliar nas produções agrícolas da família.

Com 23 anos, um problema de saúde o afastou do trabalho pesado, ficando 90 dias sem poder exercer suas funções por recomendação médica. Na ocasião, encontrando o seu amigo José Corvelone, que na época era funcionário da Casa Santa Rosa, foi convidado para fazer um teste na loja.

Toninho se recorda que não entendia de comércio, mas se destacava em matemática. Então, aceitou o novo desafio em 1969, marcando o início de sua trajetória no comércio.

Cinco anos depois a loja de tecidos se tornou São Rafael, e Toninho ficou responsável pelo empreendimento. Era o primeiro a chegar e o último a sair da loja, o que ocasionou problema respiratório devido ao pó dos tecidos.

Passou por vários médicos até ser consultado por um especialista de Presidente Prudente, em 1977. “Ele disse que curava o problema, mas que deveria abandonar a profissão”, conta Toninho.

Neste momento, o comerciante transformou a situação adversa para o empreendedorismo. “Surgiu a oportunidade de mudar de ramo. Juntei as economias e arrisquei, comprando a Casa de Móveis Adamantina, na equina do Supermercado Real. Era uma das mais tradicionais da cidade”.

O negócio foi feito com Pedro Peres Marin, que se tornou um grande conselheiro de Toninho no ramo de loja de móveis. “Neste lugar construímos uma bela história, de parceria e credibilidade junto aos nossos clientes”.

Em 1992, Toninho partiu para só colchões, abrindo a primeira loja do segmento da região de Adamantina. “Amigos do comércio diziam que se já vendendo de tudo era difícil, imagina uma loja especializada”.

Mesmo com os alertas, o empresário acreditou e, este ano, a Loja Conforto – Só Colchões completou 27 anos, sendo referência para Adamantina e região. “A primeira loja era na rua Euclides da Cunha, 263 (ao lado do Supermercado Tamoyo). E, como todo comerciante, o sonho era chegar na Rio Branco, local em que todos passam, o principal centro comercial da cidade. Em 2005 conquistei a minha maior realização, abri a loja na avenida Rio Branco, 641, permanecendo até hoje”, pontua.

Nestes 50 anos de trajetória, o empresário contou com apoio incondicional da família, com destaque para esposa Lídia Jordão Tasca, que o acompanha deste Flórida Paulista. Nesta união nasceram Silvilene Maria Tasca e Leandro Antônio Tasca.

Ela casada com Gilberto Luiz Manicardi, e desta união nasceu Natacha. Leandro hoje segue os passos de Toninho no comércio de Adamantina.

“Podem falar mal de outras coisas, menos de Adamantina. Vim para cá sem nada, e hoje tenho uma história, construída do fruto do meu suor e parceria com essa cidade”.

Conteúdo anteriorAltos da Colina Residencial: um novo conceito de loteamento aberto em Adamantina
Próximo conteúdoDengue volta com força neste fim de ano e Secretaria de Saúde emite alerta