Um fim de ano com equilíbrio

Educador físico dá dicas para aproveitar o período de festas sem ganhar os temidos quilinhos a mais

Educador físico Gustavo Maia recomenda equilíbrio na época de festas do fim do ano (Foto: João Vinícius | Grupo IMPACTO)

Chegou à data mais esperada do ano! Época de muitas festas, confraternizações em família e no serviço, amigos secretos, enfim, período de comemorar as conquistas e de carregar as energias para enfrentar os desafios do próximo ano.

Com tantas alegrias não pode deixar de se atentar para importância de manter a boa forma e um estilo de vida saudável durante as festividades, evitando a famosa dor na consciência pelos tão temidos quilinhos a mais no início de 2020.

O educador físico Gustavo Maia orienta que o ideal é buscar o equilíbrio, alertando para o fato de que a atividade física é primordial para o controle do peso corporal e para prevenção da obesidade e doenças. “Em termos práticos significa equilibrar a ingestão alimentar e o gasto energético”, diz.

Para aqueles que praticam algum tipo de exercício, Maia enfatiza a necessidade da manutenção do estilo de vida saudável, mesmo com a diminuição do ritmo e da intensidade. “É recomendado ainda o acompanhamento de um profissional especializado em Educação Física para indicar exercícios que possam ser praticados durante as férias ou em períodos de pausas da academia”

Já para aqueles que ainda não praticam nenhuma atividade física, as festas de fim de ano servem de alerta para necessidade de mudança da rotina. “É tempo de rever as metas e objetivos para o próximo ano, entre elas a famosa promessa de começar uma atividade física. Que se torne realidade, se desfrutando dos inúmeros benefícios proporcionados pela prática regular de exercícios”, deseja.

DICAS PARA O FIM DO ANO

1. Encontre um horário para realizar exercício físico. Não deixe de treinar.

2. Entre as festas de confraternizações mantenha o seu planejamento alimentar. 

3. Beba com moderação, intercalando a ingestão de bebida alcóolica com água.

4. Tente comer devagar, mastigando e degustando bem os alimentos.

5. Não “tire férias” do seu treinador e da sua nutricionista, serão grandes aliados para minimizar os estragos das datas festivas

SERVIÇO
Gustavo Maia
Educador físico e especialista em fisiologia do exercício
(18) 9.99700-1292

Conteúdo anteriorResidência de juiz de direito é alvo de furto no Parque das Nações, em Adamantina
Próximo conteúdoHá 30 anos Agrofértil é referência em vendas de produtos agrícolas e assistência técnica qualificada no Oeste Paulista