WhatsApp foi o aplicativo mais baixado no Brasil e no mundo em 2019

Relatório Estado do Mundo Móvel 2020, da consultoria App Annie, mostrou também que os brasileiros estão em terceiro no ranking de quem mais passa tempo utilizando esses programas

O aplicativo, ou app, WhatsApp foi o que apresentou o maior número de usuários no mundo e no Brasil. A informação é do relatório Estado do Mundo Móvel 2020, da consultoria App Annie, levantamento mais renomado sobre o mercado de aplicativos. O documento mostrou também que os brasileiros estão em terceiro no ranking de quem mais passa tempo utilizando esses programas.

No ranking mundial de mais usuários mensais, o WhatsApp ficou no topo. A lista evidencia a manutenção do domínio do Facebook, empresa que controla o app de mesmo nome, o FB Messenger, o Instagram e o próprio WhatsApp. Tomando números absolutos, o ranking é completado por apps chineses, em um mercado turbinado pela grande população do país.

Aplicativos mais baixados
Aplicativos mais baixados – Amazonaws / divulgação/ Direitos Reservados

Já no ranking de receitas obtidas em apps pagos, o grupo mostra a força dos apps de entretenimento e dos serviços de relacionamento. Neste último grupo está o Tinder, que encabeça a lista. Em seguida vêm aplicações de vídeo, como Netflix, YouTube e a chinesa Tencent Video.

Aplicativos mais baixados
Aplicativos mais baixados – Amazonaws / Divulgação/Direitos reservados

No Brasil, o app com mais usuários mensais em 2019 foi o WhatsApp. O ranking é parecido com o global, com predomínio dos aplicativos do Facebook. Entram aí programas de mobilidade, como o Uber e Waze, de compras, como o Mercadolibre, e de instituições financeiras, como o do banco Caixa.

Aplicativos mais baixados
Aplicativos mais baixados – Amazonaws / Divulgação/ Direitos reservados

Já no ranking de downloads, as posições invertem-se entre os apps do Facebook. Na comparação com o número de usuários mensais, entra o app de mobilidade da 99Taxis e o editor de vídeos para o WhatsApp Kwai.

Aplicativos mais baixados
Aplicativos mais baixados – Amazonaws / Divulgação/ Direitos Reservados

Na lista de gastos com apps, o Tinder também figura em primeiro, para além da presença de outro programa de relacionamentos, o Happn. Os serviços de streaming também aparecem com força, com a diferença da presença do maior conglomerado de mídia do país, com o GloboPlay, e do Hbo Go e o produto voltado ao público infantil PlayKids.

Aplicativos mais baixados
Aplicativos mais baixados – Amazonaws / Divulgação/ Direitos Reservados
Conteúdo anteriorEstudantes podem se increver no Sisu a partir desta terça-feira
Próximo conteúdoO que esperar de 2020? Autoridades falam sobre as projeções para o novo ano