O ano de 2020 começou marcado por muitos acontecimentos impactantes, tanto no Brasil como no mundo. Muitos desastres naturais e outros produzidos pelo homem, ainda mais, alertas da Organização Mundial de Saúde (OMS). Mas, dentre os principais assuntos noticiados, pela grande imprensa, estão a Crise entre o EUA x Irã e o Coronavírus.

CRISE ENTRE EUA X IRÃ

Na noite do dia 2 de janeiro, ocorreu um ataque aéreo comandado pelos Estados a um aeroporto de Bagdá, no Iraque, o mesmo matou o general iraniano Qasem Soleimani, considerado um dos homens mais importante do Irã. Ocasião em que também morreu o número 2 das Forças de Mobilização Popular (FMP), o comandante Abu Mahdi al-Muandis. Logo após o ataque, o Pentágono confirmou que o mesmo ocorreu tendo como determinação ordem do Presidente Donald Trump.

A morte do general foi considerada, por muitos especialistas, até como maior do que a de Osama Bin Laden, uma vez que ele liderava a força Al-Quds dos Guardiões da Revolução e era considerado como um herói no Irã.

Coronavírus: O novo vírus, chamado de Coronavírus, nos tomou de assalto de tal forma, que parece que o ataque dos EUA ao Irã ocorreu faz muito tempo, porém, foi logo ali, no mês de janeiro. Em seguida, passou a ocorrer a circulação de um novo tipo de vírus, o que está a preocupar a população mundial. Referido vírus foi detectado inicialmente em Wuhan, na China e foi, rapidamente, isolado (identificado). 

VÍTIMAS

Em 11/01/2020, ocorreu a primeira morte pelo coronavírus, até o momento, o registro é de mais de 1.350 mortos, em pouco mais de um mês, sendo que houve a confirmação de quase 50.000 infectados. Trata-se de uma terrível epidemia  e a OMS declarou Emergência de Saúde Internacional, uma vez que o vírus tem possibilidade de disseminar-se rapidamente.

BRASIL

No Brasil, o Ministério da Saúde monitora 11 casos suspeitos. Os casos se encontram divididos entre os estados do Ceará, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

A transmissão pode ocorrer de uma pessoa para outra por meio do contato com o doente, por isso as são orientações para prevenção do contágio. Como prevenir-se: lavar constantemente as mãos, cobrir boca e nariz ao espirrar e manter ambientes arejados. Os sintomas causados pelo coronavírus são: dificuldade respiratória, falta de ar que pode evoluir para insuficiência renal e síndrome respiratória aguda grave, febre e tosse.

Guerras humanas, guerras virais e nós? Vítimas, sempre vítimas!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui