Os benefícios dos exercícios físicos na terceira idade

Novas formas de tratamento e especialistas concentram esforços para proporcionar mais qualidade de vida para este público, que busca mobilidade, independência e autonomia

Gustavo Maia destaca a importância da prática de atividade física na terceira idade (Foto: João Vinícius | Grupo IMPACTO)

Aliado ao aumento da expectativa de vida, cresce também a necessidade de envelhecer com saúde. Novas formas de tratamento e especialistas concentram esforços para proporcionar mais qualidade de vida para este público, que busca mobilidade, independência e autonomia.

Neste processo a atividade física regular é importante aliada, proporcionando não apenas melhoras no condicionamento, mas, também, na vida como um todo, repercutindo na autoestima, autoconhecimento e capacidade do idoso de lidar com uma gama de transformações e significados inerentes ao envelhecimento.

“Especificamente falando, inúmeros estudos têm demonstrado que o treinamento de força, através de programas de exercícios além de dinamizar a capacidade funcional da pessoa idosa gera efeitos extremamente benéficos no fortalecimento da musculatura, contribuindo de forma significativa no nível de resposta frente às atividades diárias, incluindo-se, a menor susceptibilidade a quedas e fraturas que acabam se tornando mais frequentes na terceira idade”, pontua o educador físico Gustavo Maia.

Segundo o profissional, a atividade física também traz benefícios para o controle do nível da pressão arterial de repouso, além de ser instrumento de inclusão social e comunitária da pessoa idosa.

“Tem-se, então, a prática regular de atividades físicas como um componente indissociável para o envelhecer com saúde e qualidade de vida, ressaltando-se a necessidade de avaliação médica e do acompanhamento individualizado por parte de um profissional especializado em Educação Física”, destaca.

SERVIÇO
Gustavo Maia
Educador físico e especialista em fisiologia do exercício
(18) 9.99700-1292

Conteúdo anteriorCovid-19, resfriado e gripe: Entenda a diferença
Próximo conteúdoCom aumento no diagnóstico de câncer, rede de apoio busca auxílio da população