Dados revelam que anualmente o Dia das Mães é a data que mais vende depois do Natal. Com os problemas gerados para o comércio devido a Covid-19, o novo coronavírus, preparar-se para impulsionar as vendas neste período é mais do que necessário para, pelo menos, manter a receita do estabelecimento.
Este ano a data vem recheada de medidas de proteção para evitar a proliferação da doença. Mas, durante esse momento de incertezas, é possível adaptar o negócio às mudanças e aos novos hábitos de consumo.
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O governador de São Paulo, João Doria, não atendeu aos pedidos dos empresários e anunciou que pretende fazer a flexibilização da quarentena imposta no Estado para tentar conter o avanço do novo coronavírus a partir do dia 11 maio – após a comemoração do Dia das Mães. Na semana passada, ele prorrogou as restrições de comércio e circulação pela terceira vez.
Pensando em minimizar os efeitos da crise e impulsionar as vendas na data, o Sincomercio Nova Alta Paulista (Sindicato Patronal do Comércio Varejista) e a ACE (Associação Comercial Empresarial de Adamantina) desenvolveram a campanha ‘O comércio de Adamantina fechou, mas não vai ficar parado’. A ação tem como objetivo conscientizar a população da necessidade de continuar movimentando as compras e fortalecendo as empresas do Município.
De acordo com o presidente do Sincomercio, Sergio Vanderlei, esta é uma campanha de parceria que envolve as entidades representativas do comércio varejista de Adamantina. No Município são mais de 1.300 empresas que geram aproximadamente 5 mil empregos diretos.
Peças publicitárias que engloba som ambulante, vinhetas em rádios, espaços em jornais impressos, redes sociais e outdoors estão sendo desenvolvidos. Toda ação conta com apoio das emissoras de rádio e de jornais parceiros.
A medida visa orientar os consumidores a fazer suas compras no comércio de Adamantina por telefone, mensagens de texto e redes sociais, recebendo os produtos em casa por meio de entrega em domicílio ou estilo ‘drive-thru’.
“Assim, pretendemos movimentar esta data importante para os comerciantes, garantindo a sobrevivência das empresas e dos empregos neste momento de grave crise em virtude do coronavírus”, explica o presidente do Sincomercio. “Esta pandemia infelizmente terá um custo alto para as pequenas e médias empresas, e os consumidores neste momento têm papel fundamental para a sobrevivência das mesmas, continuando a prestigiar e a comprar no comércio local”, complementa.
O presidente da ACE Luís Henrique Sgobbi Mortari disse que este trabalho em conjunto é de extrema importância para o atual momento que o país e a economia passam. Segundo ele, as duas instituições juntas conseguem filtrar e catalisar as verdadeiras necessidades dos empresários e empreendedores, independente de qual setor que atua.
O representante do comércio enfatiza que instituições sólidas como a ACE e o Sincomercio servem como contraponto para que os objetivos comuns sejam restaurados. “Buscamos sempre o bem social, comercial e empresarial querendo sempre preservar trabalho, emprego, comércio e consequentemente a arrecadação de impostos, mas, ao mesmo tempo também conscientizamos as pessoas da necessidade de se preservar, frente ao perigo eminente do coronavírus”, disse.
“Trabalhamos fortemente em conjunto com o Sincomercio, prefeito, secretários e promotoria, em função da reabertura do comércio, respeitando todas as regras e normas de saúde, porém, com o novo decreto do governador João Dória, não teve como reabrir antes do dia 10 de maio. Vamos ter que reavaliar o que acontecerá a partir do dia 11”, comenta Mortari.
O presidente da ACE completa: “Com isto criamos esta campanha, para que o consumidor compre pelos aplicativos e redes sociais, e para que as lojas continuem com o sistema delivery, além da conscientização para a compra do comércio local, por meio do pequeno empresário, do prestador de serviço ou do vizinho. Continuem com o máximo de vínculo dentro do Município para a economia funcionar, para que todos sejam o menos atingido possível”.
Para o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), independentemente do ramo de atuação, este momento é fundamental diferenciar-se para que sua ação tenha sucesso. Além da empatia com seu público, o comerciante deve procurar entender o seu sentimento de compra.
DICAS DO SEBRAE
O Sebrae listou uma série de orientações que podem ajudar o comerciante a se preparar para as vendas do Dia das Mães.
PANEJE AS FINANÇAS
A data costuma movimentar bastante as vendas, que este ano devem sofrer queda por conta do isolamento. Essa percepção é fundamental para organizar seu orçamento, que vai depender da definição dos produtos que vai oferecer. Só assim vai poder saber quanto vai gastar para produzi-los.
E esse planejamento só vai estar completo se você souber definir o preço de venda dos produtos, para poder estimar seu lucro. Esta é uma etapa importante, para saber se o valor estabelecido é realmente justo e competitivo.
Para compreender melhor como formar o preço dos seus itens, faça o curso online e gratuito de como definir o preço de venda. Aprenda quais são os custos fixos e variáveis do seu negócio, entenda a importância da margem de contribuição e chegue ao ponto de equilíbrio do seu caixa, para tentar cobrir a queda do faturamento.
Além disso, fique atento à negociação com fornecedores. Na quarentena, alguns podem ter prazos diferentes de entrega. Então, para evitar atrasos, faça os pedidos logo, a fim de garantir que todos os itens cheguem a tempo de manter a sua produção.
ALTERNATIVAS DE DIVULGAÇÃO
Não deixe de divulgar o seu negócio. Nesse cenário, as redes sociais são uma excelente saída. Vale lembrar que o WhatsApp é uma alternativa rápida para avisar seu cliente sobre uma promoção, a chegada de novos produtos e outras novidades. Use e abuse da sua loja virtual! Agora é a hora de usar o e-commerce vender, por isso aproveite a presença nas redes sociais e direcione os clientes para a sua loja online. Explore as ferramentas digitais e abuse da criatividade.
OFEREÇA PROMOÇÕES
Pode ser um frete mais barato ou desconto em produtos e serviços específicos. O importante é mostrar ao cliente que ele está pagando menos. Além disso, ofereça serviço de delivery, que está bastante em voga na quarentena.
FAÇA PARCERIAS
Você pode elaborar kits por grupo de produto, por serviço, por faixa de preço ou de acordo com os diferentes perfis de mãe. Existem várias formas criativas e charmosas de fazer isso.
Aqui existe uma oportunidade de ouro, que é fazer parcerias com outros estabelecimentos de segmentos diferentes (floriculturas, lojas de bijuteria, de roupas, de sapatos ou de chocolates). O objetivo é facilitar a montagem de cestas de presentes.
Invista na produção de cartões para colocar nos produtos. Eles são um mimo para as clientes. Você pode aproveitar para colocar sua logomarca e personalizar os produtos.
ADOTE O VALE-PRESENTE
Outra boa ideia é oferecer opções de vale-presente para facilitar o trabalho de quem precisa escolher o produto, mas não tem noção do que quer comprar. Você pode criar um design interessante e personalizar esses vales online. Como as pessoas não vão poder ir até a sua loja, pensa numa maneira de fazer a entrega do vale no ambiente virtual, até mesmo nas redes sociais. Assim, você ganha com a venda e com a divulgação da sua loja.