A escola e a aprendizagem em tempos de coronavírus em Adamantina

Professores da rede municipal de ensino se organizam e enviam atividades com orientações para que os alunos realizem em casa junto com a família

De um dia para o outro nos deparamos com aulas suspensas, férias ou recesso, isolamento social, o desafio da Educação a distância, uso das tecnologias, acesso à internet, as desigualdades sociais, a necessidade de aprendizagem das crianças, as dificuldades dos pais… Nossa! É muita informação para processar. Não é isso que estamos pensando ou sentindo? Mas, calma, estamos todos juntos e vivendo essa situação inédita, nunca antes imaginada por nenhum de nós. É normal que estejamos assim.

Agora, nos perguntamos: o que podemos fazer nesse momento? Primeiro: se acalmar, procurar manter uma rotina saudável e o mais normal possível em casa, prevendo momentos de leitura, de atividade física, de relaxamento. Além das atividades normais da família, fazer o isolamento social, ficar atento a notícias falsas e se cuidar evitando o contágio do coronavírus.

Mas o que podemos fazer pelos nossos alunos? Como orientá-los na continuidade dos estudos para que mantenham a rotina e se preparando para a volta, mesmo que ela possa demorar mais do que pensamos? Pensando nisso a Secretaria de Educação juntamente com as equipes das escolas municipais estão orientando as famílias a criar uma rotina de estudos para as crianças usando os meios de comunicação disponíveis.

Os professores estão se organizando e enviando atividades com orientações para que os alunos realizem em casa junto com a família. Isso acontecerá nas EMEIs ciclo I (creches), nas EMEIs ciclo II (pré-escola) e nas EMEFs ( 1º ano e 5º ano). As atividades propostas buscarão atender os direitos de aprendizagens dos alunos adaptados ao momento que estamos vivendo. Teremos propostas de atividades escritas, de leitura, lúdicas através de jogos e brincadeiras e também atividades digitais.

Estamos na torcida para que esse momento difícil passe logo e que possamos retomar as atividades presenciais com segurança o mais breve possível. A equipe da secretaria da educação juntamente com as equipes das escolas estamos a disposição para sanar eventuais dúvidas. Contamos com o apoio das famílias, pois juntos enfrentaremos esse desafio e sairemos mais fortalecidos com uma parceria sucesso.

Osvaldo José

Adriana Maria Muniz

Maria Angélica dos Santos Feitoza

Conteúdo anteriorMunicípios paulistas adotam próprias medidas durante quarentena
Próximo conteúdoPaciente com suspeita de coronavírus esta internado em isolamento na Santa Casa