A busca pelo saque do auxílio emergencial de R$ 600 gerou mais um dia de fila na agência da Caixa Econômica Federal, em Adamantina, nesta terça-feira (29).
O fato, que se repete em todo o país, traz preocupação para as autoridades de diversas cidades, como Tupã, onde o prefeito Caio Aoqui determinou a instalação de tendas e cadeiras para minimizar os efeitos da aglomeração de pessoas e proporcionar mais conforto a população.
Em Adamantina dezenas de pessoas passaram o dia na fila, que iniciou em frente agência na rua Deputado Salles Filho e seguiu pela avenida Rio Branco.
Nas redes sociais, a aglomeração trouxe diversos debates e questionamentos, principalmente a Prefeitura sobre medidas adotadas para resguardar a integridade dos beneficiários.

NOTA DA PREFEITURA
Em nota ao IMPACTO, a Administração Municipal pontou que realiza trabalho de orientação nas filas dos estabelecimentos de atendimentos essenciais desde 6 de abril para se manter o distanciamento.
“Já foi feita uma marcação no chão para ajudar na orientação da população, e para amanhã [quinta-feira] reforçaremos a marcação para fazer o distanciamento”, garante a gestão municipal.
“Lembramos que o problema com a Caixa não é apenas em Adamantina, em todos os municípios estão tendo problemas de aglomeração e, que ainda recebemos moradores de outros municípios vizinhos onde não existe a agência da Caixa Federal”, se justifica.
“Pedimos encarecidamente que os munícipes respeitem as orientações de isolamento social. Se for necessário ir até a agência da Caixa, mantenham a distância das marcações na calçada. Lembrando que, o uso de máscaras de proteção facial é obrigatório no Município”, finaliza a nota.
HORÁRIO AMPLIADO DA CAIXA
Desde que as medidas de contenção contra o novo coronavírus foram adotadas no Brasil, as agências da Caixa Econômica Federal têm sido um dos estabelecimentos mais procurados. Com o anúncio e início do pagamento do auxílio emergencial, o chamado “coronavoucher”, essa busca só se intensificou e filas nos bancos tem sido uma constante.
Para tentar reduzir filas e aglomerações, a empresa começou a atender em horário estendido, abrindo as portas das 8h às 14h, exclusivamente para os chamados serviços essenciais (saque INSS sem cartão; saque de Seguro Desemprego/Defeso sem cartão e senha; saque Bolsa Família e outros benefícios sociais sem cartão e senha; pagamento de Abono Salarial e FGTS sem cartão e senha; saque de conta salário sem cartão e senha; e desbloqueio de cartão e senha de contas).
Na região, apenas a agência de Adamantina está com horário estendido em duas horas. O banco, que fica na rua Deputado Salles Filho, 280, atende das 8h às 9h os idosos e grupo de risco e, das 9h às 14h, o público em geral, de acordo com orientações determinadas pela Caixa.
