Homem preso em flagrante fez três vítimas em Adamantina e aplicou vários golpes na região

Com o suspeito de estelionato a PM recuperou máquinas de cartão de crédito, celular, onze cartões de créditos de várias bandeiras e bancos

Suspeito confessou os crimes e informou a PM que no quarto do hotel, onde estava hospedado, havia mais objetos referentes ao estelionato. (Foto: Divulgação / Polícia Militar)

Após fazer três vítimas em Adamantina, um homem de 29 anos foi preso pela Policia Militar, acusado de estelionato.

Na quarta-feira (1º), a PM recebeu denuncia que uma pessoa estava praticando estelionato, e aplicando golpes no centro do município, e possivelmente já teria feito três vitimas no município e outras na região.

Com a foto do suspeito, a polícia patrulhou a cidade, e encontrou o acusado na área central de Adamantina.

Ao ver a polícia, o homem que estava a pé, correu, porém a tentativa frustrada de fuga terminou com a prisão do suspeito.

Com ele a polícia encontrou um cartão de crédito – em nome de uma das vítimas, R$ 60, um celular iPhone e uma chave de quarto de um hotel de Adamantina.

À PM, o suspeito confessou os crimes e informou que no quarto do hotel, onde estava hospedado, havia mais objetos referentes ao estelionato.

No quarto foi encontrado R$ 1.990, duas máquinas de cartão de crédito, um celular da marca Samsung, roupas, comprovantes de saque referente aos cartões de crédito das vítimas, 11 cartões de créditos de várias bandeiras e bancos, em nome de diversas pessoas e uma moto que estava estacionado no pátio do hotel. Foi dado voz de prisão ao autor, que permanece a disposição da Justiça.

Golpe

De acordo com o portal Siga Mais as pessoas recebiam um telefonema simulando ser da central de cartões, onde o golpista perguntava se havia sido realizada determinada compra, que estaria fora dos padrões e comportamento da vítima. Com a negativa da vítima, orientava para que a mesma ligasse para a central 0800 do próprio banco ou da administradora de cartões, para assim criar um ambiente de segurança e confiança, porém o golpista permanecia com a chamada aberta, sem desligar o telefone.

Assim, segundo o portal, quando a vítima ligava para a central, o ele mesmo simulava um atendimento seguro, quando então pedia os dados bancários e dos cartões, senhas e outras informações. Confiando que de fato estavam falando com o 0800, as vítimas forneciam os dados.

O atendente golpista informava ainda que diante do coronavírus, havia um serviço par retirada de cartões em domicílio. Ele orientava que o mesmo seria retirado por um motoboy credenciado, informando o nome e uma senha, e pedia ainda que a vítima cortasse o cartão na altura da bandeira. Essa condição também tentava passar segurança e confiança à vítima. Porém, a área magnética e o componente eletrônico do cartão ficavam preservados.

Com isso, de acordo com o portal, o motoboy ia até o endereço, se identificava e informava sua senha à vítima, que entregava o cartão. Em posse do mesmo, e com as informações pessoais já colhidas anteriormente, faziam saques e compras via débito.

Identificação

Uma das vítimas conseguiu recuperar imagens gravadas por câmeras de segurança o que permitiu colher as características físicas do golpistas e da moto que usava. A Polícia Militar de Adamantina foi acionada e a partir dessas informações consegui abordar o suspeito na avenida Rio Branco, proximidades da agência local do Banco do Brasil.

(Foto: Divulgação / PM)

*Texto atualizado às 11h58 para acréscimo de informações

Conteúdo anterior2 de abril, o dia da instalação do Município de Adamantina
Próximo conteúdoPainéis de led com mensagens de prevenção e otimismo são instalados em Adamantina